Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19791
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_LeandroAlvesFerreiraSantos_tcc.pdf3,8 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Software gamificado para auxílio ao ensino e aprendizagem de matemática para crianças
Autor(es): Santos, Leandro Alves Ferreira
Orientador(es): Freitas, Sérgio Antônio Andrade de
Assunto: Engenharia de software
Software - desenvolvimento
Gamificação
Data de apresentação: 8-Dez-2017
Data de publicação: 2-Abr-2018
Referência: SANTOS, Leandro Alves Ferreira. Software gamificado para auxílio ao ensino e aprendizagem de matemática para crianças. 2017. 73 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O uso de softwares tem crescido à medida que há popularização dos computadores. Têm surgido, tanto na academia quanto no mercado, soluções tecnológicas para diversas áreas, entre elas a educação. Por outro lado, o ensino e aprendizado em sala de aula continua sofrendo com problemas educacionais clássicos, como falta de motivação de alunos e professores e carência de objetivos educacionais claros. E, apesar de softwares auxiliarem o aprendizado de diversas disciplinas e idades, o público infantil, em especial quanto à matemática, tem sido pouco contemplado com os benefícios que soluções tecnológicas podem trazer. Por isso, o uso de abordagens pedagógicas, como Taxanomia de Bloom e Avaliação Formativa, juntamente com técnicas de gamificação, como o Octalysis, podem ser utilizados para desenvolver uma solução tecnológica que contemple este público. O presente trabalho tem por objetivo projetar e desenvolver um software para auxiliar o ensino e aprendizado de matemática para crianças em sala de aula. Entre os resultados obtidos, estão estão o projeto de gamificação no Octalysis, os tipos de questões e abordagem pedagógica a serem usadas, além do próprio software em funcionamento.
Abstract: The usage of software has grown as computers become popular. There have emerged, both in academia and in the market, technological solutions for several areas, among them education. On the other hand, classroom teaching and learning continues to suffer from classical educational problems such as lack of student and teacher motivation and lack of clear educational goals. And although software supports learning across a range of disciplines and ages, children’s audiences, especially in mathematics, have been little contemplated with the benefits that technological solutions can bring. Therefore, the use of pedagogical approaches, such as Bloom’s Taxonomy and Formative Assessments, together with gamification techniques, such as Octalysis, can be used to develop a technological solution that contemplates this public. The present work aims to design and develop software to assist the teaching and learning of mathematics for children in the classroom. Among the results obtained are the design of gamification in Octalysis, the types of questions and pedagogical approach to be used, besides the software itself in operation.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2017.
Aparece na Coleção:Engenharia de Software



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons