Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19787
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_JessicaSuziki_tcc.pdf2,26 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Processo de design de interação orientado a métricas
Autor(es): Suzuki, Jessica
Orientador(es): Canedo, Edna Dias
Assunto: Design de interação
Interação homem-máquina
Interfaces de usuário (Sistema de computador)
Data de apresentação: 26-Jun-2017
Data de publicação: 2-Abr-2018
Referência: SUZUKI, Jessica. Processo de design de interação orientado a métricas. 2017. 79 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: A qualidade de Software cada vez mais se expande para além do código, visto que os aspectos perceptíveis pelo usuário também devem ser considerados. Com o intuito de capturar esses aspectos, a área de conhecimento de Design de Interação é estudada na disciplina de Interação Humano-Computador (IHC). Para aplicar os conceitos dessa disciplina, existem procedimentos que devem ser respeitados, formando então um processo. A qualidade de software pode ser avaliada durante o processo, por meio de métricas. Neste contexto, este trabalho propõe um processo de design de interação orientado a métricas, utilizando a metodologia de revisão de literatura para definir um processo como base. Por fim, um questionário foi aplicado com conhecedores de IHC e/ou processos, no intuito de validar e melhorar o processo proposto.
Abstract: The Software quality expands beyond the code, the aspects noticeable for the user must be considered. In order to capture these aspects there is the area of Interaction Design, which is studied in the discipline Human-Computer Interaction (HCI). To apply concepts of this discipline there are procedures that must be respected, thus forming a process. The software quality could be evaluated during the process, for example using metrics. In this context this project purposes a process of design interaction oriented by metrics, using the methodology of literature review to define a process for support. Finally, the results were collected from a questionnaire applied with knowing of HCI and/or process, to validate and improve the proposed process.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2017.
Aparece na Coleção:Engenharia de Software



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons