Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19777
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_PauloEduardoSouzaBorba_tcc.pdf1,06 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Sistemas legados : uma proposta para centralização de autenticação
Autor(es): Borba, Paulo Eduardo Souza
Orientador(es): Canedo, Edna Dias
Assunto: Software - proteção
Computadores - medidas de segurança
Redes de computação - protocolos
Data de apresentação: 14-Jun-2017
Data de publicação: 29-Mar-2018
Referência: BORBA, Paulo Eduardo Souza. Sistemas legados: uma proposta para centralização de autenticação. 2017. 78 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Com surgimento da era da informação, muitas empresas desenvolveram sistemas para aumentarem sua produção e crescimento, só que com o passar do tempo e o crescimento tecnológico, o sistemas que foram desenvolvidos naquela época se tornam ultrapassados, e com o tempo a necessidade de integração dos sistemas modernos e seus serviços, com os sistemas legados começaram a aumentar. A utilização de um barramento de serviços como o Service Oriented Architecture, vem para ajudar a integrar esses serviços em um meio de comunicação comum a todos os sistemas. Quando se pensa em integração de serviços, conceitos como autenticação e autorização são importantes para oferecer a segurança de identificação de usuários e políticas de acesso a serviços. A autenticação é um fator importante para integração, pois uma autenticação centralizada a todos os usuários e serviços, aumenta a segurança, diminui custos de manutenção e abaixa a complexidade de gerenciamento. A abordagem deste trabalho se dá no contexto de oferecer e explicar uma solução na autenticação única e centralizada de serviços no barramento SOA, com a utilização do protocolo de segurança chamado Security Access Markup Language (SAML) como solução desta modelagem.
Abstract: Legacy systems, developed to meet the business rules of companies and their growing industries. With the advent of technological growth, companies develop new services to meet their business rules, and increasingly the need arises to integrate modern systems and their services, with legacy systems. The use of a service bus like the service-oriented architecture comes to help integrate these services into a common means of communication to all systems. When thinking about service integration, concepts such as authentication and authorization are important to provide user identification security and service access policies. Authentication is a key factor for integration because centralized authentication to all users and services increases security, lowers maintenance costs, and lowers management complexity. The approach of this work is in the context of offering and explaining a solution in the single and centralized authentication of services in the SOA bus, using the security protocol called Security Access Markup Language (SAML) as solution of this modeling.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2017.
Aparece na Coleção:Engenharia de Software



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons