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dc.contributor.advisorÁvila, Suzana Moreira-
dc.contributor.authorMelo, Matheus Alves-
dc.identifier.citationMELO, Matheus Alves. Análise comparativa de estratégias para suspensão semiativa em um modelo de 1/4 de veículo. 2017. 124 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Automotiva)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2017.pt_BR
dc.description.abstractA suspensão de um veículo tem a função de isolar o chassi das irregularidades da estrada, reagir a forças produzidas pelos pneus e a torques de travagem e condução e manter sempre o pneu em contato com a pista, proporcionando estabilidade e segurança. Este trabalho propõem um modelo semiativo OnOff de suspensão veicular onde o coeficiente de amortecimento muda dependendo da frequência de excitação do perfil de terreno, se adaptando as irregularidades impostas pela pista no intuito de transmitir uma melhor sensação de conforto, um dos coeficientes é obtido através do uso do algoritmo linear quadratic regulator (LQR). Este modelo é comparado com modelos de suspensões inteligente descritos na literatura já amplamente discutidos, um modelo passivo, um modelo semiativo OnOff tradicional, um modelo semiativo contínuo via abordagem Skyhook e um modelo ativo via algoritmo de controle LQR. Os modelos foram comparados e suas características foram discutidas na forma de viabilizar o modelo proposto.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAutomóveis - sistema de suspensãopt_BR
dc.subject.keywordSuspensão (Veículos)pt_BR
dc.titleAnálise comparativa de estratégias para suspensão semiativa em um modelo de 1/4 de veículopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2018-03-28T12:29:13Z-
dc.date.available2018-03-28T12:29:13Z-
dc.date.submitted2017-11-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/19761-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1The suspension of a vehicle has the function of isolating the chassis from road irregularities, reacting to the forces produced by the tires and the braking and driving torques, and always keeping the tire in contact with the runway, providing stability and safety. This work proposes an OnOff semiautomatic model of vehicular suspension where the damping coefficient changes depending on the frequency of excitation of the terrain profile, adapting the irregularities imposed by the track in order to convey a better comfort sensation, one of the coefficients is obtained through the using the linear quadratic regulator (LQR) algorithm. This model is compared to models of intelligent suspensions described in the literature already widely discussed, a passive model, a traditional OnOff semiautomatic model, a continuous semiotic model via the Skyhook approach and an active model via LQR control algorithm. The models were compared and their characteristics were discussed in the form of feasible the proposed model.pt_BR
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