Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19708
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_CarlosAlexandreSoaresAndrade_tcc.pdf892,86 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação da aplicabilidade de um guia prático de raspagem corono-radicular como instrumento de ensino e aprendizado
Outros títulos: Assessment of a scaling practical guide applicability as an instrument of teaching and learning
Autor(es): Andrade, Carlos Alexandre Soares
Orientador(es): Carneiro, Valéria Martins de Araújo
Coorientador(es): Guimarães, Maria do Carmo Machado
Assunto: Raspagem dentária
Tratamento dentário
Periodontia
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 21-Mar-2018
Referência: ANDRADE, Carlos Alexandre Soares. Avaliação da aplicabilidade de um guia prático de raspagem corono-radicular como instrumento de ensino e aprendizado. 2017. 60 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Odontologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Objetivos: Avaliar a aplicação de um Guia Prático como instrumento na aprendizagem da raspagem manual. Referido instrumento consiste em desenhos e esquemas com intuito de guiar o operador no posicionamento em relação ao paciente, apoio das mãos e dedos para raspagem tanto do cálculo supragengival como subgengival em diferentes faces dentárias. Material e Métodos: Foram selecionados 25 estudantes voluntários do 4º semestre da disciplina de Periodontia do curso de Odontologia da UnB para rasparem faces específicas do manequim odontológico, utilizando apenas o guia como orientador das posições e apoios. Dois avaliadores qualificaram os procedimentos entre “1 – Satisfatório” e “0 – Insatisfatório”. Além disso, um questionário foi aplicado a um grupo de estudantes de graduação em Odontologia e pós-graduação em Periodontia. O coeficiente Kappa foi utilizado para analisar a concordância inter-avaliadores da pesquisa. Resultados: O nível de concordância foi de 0,68, sendo este considerado “Substancial”. A média percentual de acertos no procedimento de raspagem dos estudantes voluntários foi de 87,54%. Um percentual de 90,74% dos estudantes de graduação avaliaram o Guia como “Bom” ou “Ótimo”, enquanto na especialização este valor foi 100%. Conclusões: O Guia Prático mostrou ser um instrumento didático e consequentemente útil na condução dos estudantes para a execução da raspagem manual.
Abstract: Aim: To assess the application of the practical guide as a tool for learning manual scaling and root planning. This instrument contains drawings and diagrams for the purpose of guiding both the operator position and the correct finger rest positions to scale both the supra and subgingival calculus on different dental surfaces. Materials and methods: 25 students were selected from the 4th semester of the Periodontology class to scale specific surfaces of 8 test teeth on a phantom-head by using only the Guide as a reference for positions and finger rests. Two judges evaluated the procedures by choosing "1 - Satisfactory" and "0 - Unsatisfactory". In addition, a satisfaction questionnaire was given to 12 students of the postgraduate course in Periodontology and 54 undergraduate students in their 5th and 6th semester of Dentistry. The Kappa coefficient was used to analyze the efficacy and reliability of the research. Results: The agreement level was 0.68, being considered "Substantial". The average percentage of correct procedures carried out by the students was 87.54%. 90.74% of undergraduate students evaluated the taught Guide as "Good" or "Great", while in post-graduate students this value was 100%. Conclusions: The Practical Guide has proved to be a didactic tool and consequently useful in the execution of manual scaling. It is a valid method, which is easy to understand for the students partaking in this study of scaling and root planning.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Odontologia, 2017.
Aparece na Coleção:Odontologia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons