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2017_MatheusAugustoSenaMarquesSilva.pdf1,82 MBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorDantas, Edmundo Brandão-
dc.contributor.authorSilva, Matheus Augusto Sena Marques-
dc.identifier.citationSILVA, Matheus Augusto Sena Marques. Goiás Esporte Clube e o marketing esportivo: um estudo de caso sobre o uso das redes sociais no futebol. 2017. 94 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisuais e Publicidade, Habilitação em Publicidade e Propaganda, 2017.pt_BR
dc.description.abstractNo ambiente esportivo, diversos fatores interferem na relação entre os clubes esportivos e os seus torcedores. No futebol, se destaca a conquista de títulos para que o público atinja a capacidade máxima dos estádios. Entretanto, além dos resultados, são observados outros fatores que motivam ou afastam a torcida de seu respectivo clube. Em um mundo cada vez mais digital, um fator é a interação dos clubes com os fãs através dos meios on-line. Portanto, esta pesquisa pretende estudar a relevância do uso das redes sociais na relação entre os torcedores e as organizações esportivas, neste caso, do Goiás Esporte Clube e sua torcida. Os resultados indicam que, apesar do momento ruim vivido pelo Goiás EC e de problemas internos de gestão, com o investimento em conteúdo para redes sociais, o clube conseguiu aumentar o engajamento do público em suas ações. A maneira como o clube interage com a torcida, como sugere esse estudo de caso, é capaz de alterar a relação clube-torcedor.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordMarketing esportivopt_BR
dc.subject.keywordRedes sociais on-linept_BR
dc.subject.keywordEsportespt_BR
dc.subject.keywordFutebolpt_BR
dc.titleGoiás Esporte Clube e o marketing esportivo : um estudo de caso sobre o uso das redes sociais no futebolpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2018-03-21T12:22:06Z-
dc.date.available2018-03-21T12:22:06Z-
dc.date.submitted2017-11-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/19703-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1In the sports environment, several factors interfere in the relationship between sports clubs and their supporters. In soccer, earning trophies is highlighted as the reason for the public to reach the maximum capacity of the stadiums. However, in addition to the results, there are other factors that motivate or alienate the fans from their respective clubs. In an increasingly digital world, one factor is the interaction of clubs with fans through the Social Media. Therefore, this research intends to study the relevance of social networks in the relationship between the fans and the sports organizations, in this case, Goiás Esporte Clube and its fans. The results indicate that, despite the bad moment experienced by Goiás EC and the internal management issues, by investing in social network content, the club managed to increase public engagement in its actions. The way the club interacts with its fans, as this case study suggests, can change the club-supporter relationship.pt_BR
Aparece na Coleção:Comunicação - Publicidade e Propaganda



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