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Título: Em terra de periquito, urubu é rei : a relação do brasiliense com os times locais de futebol
Autor(es): Fonseca Filho, Josué dos Santos
Orientador(es): Geraldes, Elen Cristina
Assunto: Produção científica
Futebol
Marketing esportivo
Data de apresentação: 6-Dez-2017
Data de publicação: 21-Mar-2018
Referência: FONSECA FILHO, Josué dos Santos. Em terra de periquito, urubu é rei: a relação do brasiliense com os times locais de futebol. 2017. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O objetivo deste memorial é descrever e contextualizar a produção de um artigo sobre as relações entre os brasilienses com os times da cidade. Para isso, discorre-se sobre as características de um artigo científico, como tamanho, forma etc. A partir de dados que mostram que pouco moradores de Brasília torcem para os times locais, e do esvaziamento dos estádios em jogos desses times, buscamos entender as causas para esse distanciamento, ouvindo jornalistas especializados e torcedores A fundamentação teórica foi sobre artigo científico, futebol, identidade, marketing esportivo e estudo das marcas. Sem pretensões quantitativas, sem buscar respostas definitivas, o estudo aponta pistas para a compreensão do fenômeno, como a fragilidade das marcas motivada pelo baixo desempenho e o baixo desempenho ligado a poucos investimentos, o que poderia ser revertido com os recursos provenientes de marcas fortes. Depois de apontar a complexidade desse quadro, traz algumas recomendações logísticas e de gestão que podem contribuir para a aproximação do público com o futebol local.
Abstract: The purpose of this memorial is to describe and contextualize the production of an article about the relations between the brasilienses and the city teams. For this, the characteristics of a scientific article, such as extent, form, etc., are discussed. Based on data showing that few residents of Brasilia support local teams, and emptying the stadiums in matches of these teams, we sought to understand the causes for this distance by listening to specialized journalists and fans. The theoretical basis was on scientific article, football, identity, sports marketing and brand study. Without quantitative pretensions, without seeking definitive answers, the study points out clues to the understanding of the phenomenon, such as the fragility of the brands motivated by the low performance and the low performance linked to few investments, which could be reversed with the resources coming from strong brands. After pointing out the complexity of this framework, it brings some logistical and management recommendations that can contribute to the rapprochement of the public with local football.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Curso de Comunicação Organizacional, 2017.
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