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Título: Cervejas feministas : empoderamento e consumo
Autor(es): Lana, Luíza Dumont
Orientador(es): Geraldes, Elen Cristina
Assunto: Mulheres na propaganda
Feminismo
Cerveja
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 19-Mar-2018
Referência: LANA, Luíza Dumont. Cervejas feministas: empoderamento e consumo. 2017. 76 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Com as transformações econômicas e culturais vivenciadas nas últimas décadas, questionam-se os papeis exclusivos da mulher como dona de casa ou objeto sexual, porém na publicidade, muitas vezes, essas representações ainda predominam. Isso se torna ainda mais perceptível quando analisamos os anúncios de cerveja, nos quais a mulher, historicamente, recebe o papel de “garota propaganda” e nunca de público-alvo. Este trabalho tem por objetivo analisar um caso, o da Cerveja Feminista, mostrando de que forma ela representa uma ruptura do modelo anterior, bem como as estratégias desenvolvidas para isso. Utilizam-se como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica, o estudo de caso da Cerveja Feminista e análise de imagem da campanha de comunicação desta. No referencial bibliográfico foram trabalhados os conceitos de publicidade, propaganda, gênero e desigualdade de gênero. Além disso, também são explorados no trabalho o contexto da mulher na atualidade, que embasa essa virada de algumas marcas para a importância da mulher como mercado consumidor, e também a relação da cerveja com a publicidade machista não só no Brasil mas em todo o mundo. Através das análises, tanto do histórico das campanhas publicitárias de marcas de cerveja quanto do estudo de caso, origem e repercussão da Cerveja Feminista, pode-se constatar que estamos vivendo um ponto de virada na história da publicidade, fundamentado na valorização do poder de consumo das mulheres e na busca por uma linguagem engajada, que mantém o humor, mas reconhece as diferenças.
Abstract: With the economic and cultural transformations experienced in the last decades, women's exclusive roles as a housewife or sexual object are questioned, but in publicity these representations still predominate. This becomes even more noticeable when we look at beer ads in which women historically get the role of "pitchwoman" and never of the audience. This paper aims to analyze a case, the one of the Feminist Beer, showing how it represents a rupture of the previous model, as well the strategies developed for that. The bibliographic research, the case study of the Feminist Beer and the image analysis of the communication campaign of the beer are used as methodological procedures. In the bibliographic reference, the concepts of advertising, publicity, gender and gender inequality were worked out. In addition, the current context of women's work is also explored in the work, which bases this turning point of some brands on the importance of women as a consumer market, as well as the relation of beer to sexist advertising not only in Brazil but throughout the world . Through the analysis of all the history of beer advertisements and the case study, origin and repercussion of the Feminist Beer, we can see that we are indeed living a turning point in the history of advertising, based on the appreciation of women's consumption power and in the search for an engaged language that maintains humor but recognizes differences.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Habilitação em Comunicação Organizacional, 2017.
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