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Título: Proibido para menores de 60 anos : manual de atendimento aos idosos
Autor(es): Gonçalves, Mariana Figueiredo
Cordeiro, Mayara Vendrell Silva
Orientador(es): Sousa, Janara Kalline Leal Lopes de
Assunto: Comunicação organizacional
Idosos
Comércio varejista
Comportamento do consumidor
Data de apresentação: 29-Nov-2017
Data de publicação: 16-Mar-2018
Referência: GONÇALVES, Mariana Figueiredo; CORDEIRO, Mayara Vendrell Silva. Proibido para menores de 60 anos: manual de atendimento aos idosos. 2017. 55 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O mundo está envelhecendo e passando por um processo gradativo conhecido como transição demográfica — isso porque a taxa de natalidade diminuiu e a expectativa de vida da população só aumenta. Dados demonstram que o Brasil e, especificamente, o Distrito Federal (terceira região brasileira com maior expectativa de vida), acompanham o mesmo ritmo. Como consequência, mudanças sociais acarretam em novos moldes na qual a sociedade deve caminhar. É a partir disso, que deve se direcionar o foco para os idosos como pessoas atuantes, indo de encontro ao que ainda é feito hoje: eles são deixados à margem da sociedade, silenciados e invisibilizados. Neste trabalho, trouxemos à tona a questão do idoso como cidadão e como consumidor participante do mercado. Nosso objetivo é contribuir para melhorar a vida da pessoa idosa no Distrito Federal por meio da construção de um manual de atendimento para empresas varejistas. Neste memorial, destrinchamos todo o processo que realizamos para a confecção do nosso produto. Explicitamos os dados mundiais e nacionais sobre a terceira idade, informações sobre os idosos no Distrito Federal, pesquisas sobre esse grupo etário e o mercado de consumo, além de mencionarmos informações sobre o atendimento ao idoso presentes na legislação brasileira. Também detalhamos os procedimentos metodológicos utilizados que, além da pesquisa bibliográfica, envolveu a realização de entrevistas com 20 idosos do DF. Essas entrevistas nos deram insumos sobre o atendimento que esse grupo recebe nas lojas varejistas em que frequenta. Com todos os dados coletados encontramos quais eram as reais necessidades do público idoso no que concerne ao atendimento e, assim, elaboramos o produto “Proibido para menores de 60 anos: Manual de Atendimento aos Idosos” em que são explicados conceitos, leis e dicas para que a terceira idade receba um atendimento adequado nos estabelecimentos comerciais.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Habilitação em Comunicação Organizacional, 2017.
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