Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19638
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_VanessaSantosdeFreitas.pdf5,56 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Grace and Frankie : uma análise dos sentidos do corpo das mulheres velhas
Autor(es): Freitas, Vanessa Santos de
Orientador(es): Machado, Fabíola Orlando Calazans
Assunto: Velhice
Mulheres
Séries televisivas
Envelhecimento
Data de apresentação: 30-Nov-2017
Data de publicação: 9-Mar-2018
Referência: FREITAS, Vanessa Santos de. Grace and Frankie: uma análise dos sentidos do corpo das mulheres velhas. 2017. 121 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Neste trabalho, busca-se analisar quais são os sentidos sobre o corpo das mulheres velhas apresentados na série “Grace e Frankie”. A velhice é uma temática pouco abordada na contemporaneidade e é cercada por diversos sentidos ambivalentes. O próprio termo “velho” ou “velha” é algo rejeitado, pois está repleto de sentidos negativos. Na sociedade contemporânea, há o engendramento de novas formas de subjetividade, perpassadas pela cultura somática, na qual o corpo exerce um papel de protagonismo na formação do eu. O corpo considerado “ideal” é o corpo magro, jovem, torneado e bronzeado. Por diferir desse modelo, o corpo velho é marginalizado, sendo menos valorizado socialmente do que o corpo jovem. A partir disso, a pesquisa objetivou analisar, identificar e mapear os sentidos sobre o corpo e as mulheres velhas na série “Grace and Frankie”. Como procedimento metodológico, foi utilizada a Análise de Conteúdo a fim de categorizar as três temporadas da série, buscando as frequências e as ausências de sentidos em relação ao corpo das mulheres velhas nos episódios. Além disso, foi realizada uma Análise do Discurso para identificar as construções ideológicas presentes na série e os sentidos acerca da velhice apresentados no discurso das três temporadas. Um dos principais resultados da pesquisa foi a definição do envelhecimento performático, sendo essa uma forma de envelhecer apresentada na série e correlata aos modelos de envelhecimento contemporâneos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisuais e Publicidade, Habilitação em Publicidade e Propaganda, 2017.
Aparece na Coleção:Comunicação - Publicidade e Propaganda



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons