Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19635
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_GabrieladeOliveiraCardoso.pdf1,64 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise da abrangência e planejamento do fluxo de caixa em uma empresa do ramo do agronegócio
Autor(es): Cardoso, Gabriela de Oliveira
Orientador(es): Souza Júnior, Celso Vila Nova de
Assunto: Fluxo de caixa
Agronegócios
Administração rural
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 9-Mar-2018
Referência: CARDOSO, Gabriela de Oliveira. Análise da abrangência e planejamento do fluxo de caixa em uma empresa do ramo do agronegócio. 2017. 43 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão do Agronegócio) — Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2017.
Resumo: Este estudo apresenta uma análise da abrangência do fluxo de caixa em uma organização, no sentido de detectar de quais formas os departamentos da empresa influenciam na gestão do fluxo de caixa e na elaboração de estratégias. Para isso foram utilizadas literaturas que fundamentam a importância da administração financeira desde a análise de indicadores até a organização das atividades operacionais, de financiamento e de investimento. Deste modo pondera-se que a gestão do fluxo de caixa sofre influência diretamente dos setores que demandam desembolsos da empresa, já que a falta de comunicação e planejamento dificulta a conciliação entre entradas e saídas. Os resultados observados nesse estudo permitiram visualizar que a ferramenta fluxo de caixa foi aplicada na empresa recentemente, devido a isso se encontra em processo de otimização. Foi realizada no estudo uma análise de indicadores de uma empresa hipotética para ilustrar também a importância do fluxo de caixa no âmbito econômico e financeiro. Conclui-se que a análise da abrangência do fluxo de caixa é essencial para a eficácia do planejamento orçamentário, nesse sentido é fundamental que a empresa se organize de forma sistêmica para que haja interação e comunicação entre todas as áreas (financeira, compras, cobrança, logística, vendas, produção, recursos humanos).
Abstract: This study presents an analysis of the scope of cash flow in an organization in order to detect in which ways company departments influence cash flow management and strategy development. For this purpose, it was used literature that bases the importance of financial management from the analysis of indicators to the organization of operational activities, financing and investment. In this way it is considered that the cash flow management is directly influenced by the sectors that demand spending from the company, since the lack of communication and planning makes it difficult to reconcile between inputs and outputs. The results observed in this study show that the cash flow tool was applied in the company recently evidencing an optimization process. An analysis of indicators of a hypothetical company was also carried out to illustrate the importance of cash flow in the economic and financial spheres. The conclusion from analysis of cash flow coverage it is essential for the effectiveness of budget planning, in this sense, it is fundamental to the company be organized systematically in order to improve interaction and communication between all areas (financial, procurement, collection, logistics, sales, production, human resources).
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, 2017.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2017.TCC.19635
Aparece na Coleção:Gestão do Agronegócio - Campus UnB Planaltina



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons