Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Borges, Priscila Monteiro | - |
dc.contributor.author | Fernandes, Júlia Facure | - |
dc.identifier.citation | FERNANDES, Júlia Facure. Redondo é sair do seu passado: como a marca Skol utiliza a campanha Reposter para tentar reconstruir sua imagem. 2017. 69 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisuais e Publicidade, Habilitação em Publicidade e Propaganda, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | O mercado de cerveja no Brasil é historicamente marcado por campanhas voltadas majoritariamente para o público masculino, geralmente delegando à mulher papéis de subordinação e/ou objetificação. Tendo em vista esse cenário aliado ao papel politico e social da mulher, assunto cada vez mais discutido na sociedade contemporânea, esta pesquisa tem por objetivo analisar as imagens da campanha Reposter, veiculada pela marca Skol no Dia Internacional das Mulheres, 08 de março de 2017, com o intuito de perceber como as ilustradoras contribuíram para a reconstrução de uma nova imagem para a marca Skol, como a personalidade e particularidade de cada artista se tornam visíveis nas reconfigurações de cada pôster e como todos esses elementos podem ter contribuído para lançar um novo olhar, não só às mulheres, mas servindo também como ponto de virada no posicionamento da marca. A pesquisa documental sobre a marca Skol e sobre o contexto histórico, político e social do Dia Internacional da mulher serviram de base para compreender a necessidade de mudança no posicionamento da marca Skol e a relação entre a data comemorativa e a ideia criativa da campanha. Através da pesquisa bibliográfica das estratégias publicitárias e do papel da publicidade de homenagem na construção de significado em datas comemorativas, percebe-se que o consumidor se associa de alguma forma às marcas, criando assim um relacionamento emocional de acordo com o seu nível de envolvimento com a marca, portanto fazer o consumidor se sentir representado é algo fundamental para gerar esse envolvimento. Ao final do estudo, é possível perceber como essa aproximação é realizada com êxito pela marca por meio da publicidade e homenagem, com a campanha Reposter. Foi possível identificar que através de elementos visuais e simbólicos, as ilustradoras trouxeram outros significados à mulher e à forma de representá-la. A ideia da campanha é mostrar um cotidiano que existe, mas que raramente é representado e oferecido às mulheres como escolha possível nas propagandas, principalmente nas de cerveja. Percebe-se que a marca Skol deseja ter um reposicionamento firme e coerente em contraposição ao seu passado, através da continuidade de campanhas seguintes à Reposter, que colocam em pauta questões relativas à representatividade e o respeito. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Posicionamento (Publicidade) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Publicidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Marketing | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mulheres na propaganda | pt_BR |
dc.title | Redondo é sair do seu passado : como a marca Skol utiliza a campanha Reposter para tentar reconstruir sua imagem | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-03-09T11:25:24Z | - |
dc.date.available | 2018-03-09T11:25:24Z | - |
dc.date.submitted | 2017-12-04 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/19623 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The beer market in Brazil has historically been marked by campaigns mainly focused to the male audience, usually delegating to women roles of subordination and/or objectification. Considering this scenario allied to the political and social role of women, a subject increasingly discussed in contemporary society, this research aims to analyze the images of the Reposter campaign, published by the Skol brand on International Women's Day, March 8, 2017, in order to understand how the illustrators contributed to the reconstruction of a new image for the Skol brand, how the personality and particularity of each artist become visible in the reconfigurations of each poster and how all these elements may have contributed to launch a new look not only at women, but also serving as a turning point in Skol brand’s positioning. Documentary research on the Skol brand and the historical, political and social context of International Women's Day served as a basis for understanding the need for change in Skol's brand positioning and the relationship between this commemorative date and the creative idea of the campaign. Through the bibliographical research of the advertising strategies and the role of advertising of homage in the construction of meaning in commemorative dates, it is perceived that the consumer associates in some way to the brands, thus creating an emotional relationship according to their level of involvement with the brand, therefore making the consumer feel represented is something fundamental to generate this involvement. At the end of the study, it is possible to see how this approach is successfully performed by the brand through advertising of homage, with the Reposter campaign. It was possible to identify that through visual and symbolic elements, the illustrators brought other meanings to the woman and the way of representing her. The idea of the campaign is to show a daily life that exists, but is rarely represented and offered to women as a possible choice in advertisements, especially beer. It can be seen that the Skol brand aims to have a firm and coherent repositioning against its past, through the continuation of campaigns following Reposter, which raise questions about representativeness and respect. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Comunicação - Publicidade e Propaganda
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