Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19615
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_FlabiaPaulaSousa.pdf909,99 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Empreendimento sustentável e o consumidor consciente : pesquisa de mercado para implantação de um restaurante vegetariano
Autor(es): Sousa, Flábia Paula
Orientador(es): Diniz, Janaína Deane de Abreu Sá
Assunto: Sustentabilidade
Empreendedorismo
Consumo consciente
Data de apresentação: 30-Nov-2017
Data de publicação: 8-Mar-2018
Referência: SOUSA, Flábia Paula. Empreendimento sustentável e o consumidor consciente: pesquisa de mercado para implantação de um restaurante vegetariano. 2017. 59 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão Ambiental)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2017.
Resumo: A pesquisa de mercado é uma ferramenta de grande importância e eficácia para entender melhor tanto o mercado quanto o consumidor, podendo ser realizada de diversas formas. Para o presente trabalho foi adotada a elaboração e aplicação de um questionário nas regiões previamente selecionadas para se instalar um negócio voltado para o ramo alimentício e que tenha como princípio conduzir uma cadeia sustentável, ou seja, baseado nos pilares de sustentabilidade: ambiental, social, econômico, territorial e político. A pesquisa foi elaborada dentro da metodologia instituída por Malhotra (2001) e se desenvolveu na cidade do Rio de Janeiro, mais precisamente nas regiões Centro e Zona Sul. Desejou-se caracterizar o perfil do consumidor consciente das suas escolhas dentro do mercado, se ele está mais preocupado com o seu conforto individual ou se está preocupado com a repercussão do seu consumo no meio ambiente; a valorização de uma alimentação vegetariana e a relação que as pessoas têm com a alimento. A partir dessa pesquisa, buscou-se desenvolver através da revisão bibliográfica, os elementos essênciais no planejamento de um empreendimento sustentável. As informações extraídas da pesquisa de mercado serviram como base para tomada de decisão quanto ao mix de marketing do empreendimento em questão. A partir dos dados coletados e analisados foi possível verificar que o perfil do consumidor consciente está mais relacionado à renda, à disposição a pagar pelo meio ambiente e ao grau de importância quanto a participação política local e a vida espiritual. Concluiu-se também que o empreendedorismo sustentável possui, além de todas as premissas do marketing convencional, o desafio de trabalhá-las sem visar o lucro puramente e com inovação constante em seus negócios, inclusive de forma a favorecer todos os stakeholders.
Abstract: A market research is a tool of great importance for the consumer, and can be carried out in several ways. For the present study it was adopted the elaboration and application of a questionnaire in the regions previously selected to possibly establish a business oriented to the food sector and whose main goal is to lead a sustainable chain, that is, based in the sustainability pillars: environmental, social, economic, territorial and politic. The research was elaborated within the methodology established by Malhotra (2001) and developed in the city of Rio de Janeiro, more precisely in the Center and South regions. It was intended to characterize the profile of the consumer aware of his/her choices within the market, if one is more concerned with your individual comfort or if more concerned about a spillover of his/her consumption into the environment; a valuation of a vegetarian diet and the relationship people have with food. Based on this research, we sought to develop through the bibliographic review, the essential elements of a sustainable enterprise. As information gathered from the market research served as a basis for decision making regarding the marketing mix of the enterprise in question. From the data collected and analyzed it was possible to verify that the conscientious consumer profile is more related to the income disposition to pay for the environment and to the degree of importance to a political community and a spiritual life. It was also concluded that sustainable entrepreneurship has in addition to all the premises of conventional marketing, the challenge to work them without focusing exclusively in the profit and with constant innovation in its business, in order to favor all the stakeholders.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, 2017.
Aparece na Coleção:Gestão Ambiental



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons