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Título: Análise da intervenção do Governo Federal na aplicação do PGPM : caso milho
Autor(es): Cardoso, Tamara da Silva
Orientador(es): Del Grossi, Mauro Eduardo
Assunto: Política de preços
Agricultura e Estado
Milho - comercialização
Data de apresentação: 24-Nov-2017
Data de publicação: 8-Mar-2018
Referência: CARDOSO, Tamara da Silva. Análise da intervenção do Governo Federal na aplicação do PGPM: caso milho. 2017. 28 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão do Agronegócio) — Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2017.
Resumo: O agronegócio tem uma grande relevância no Brasil, tanto nos níveis econômicos como sociais. Apesar de ter um grande valor, a atividade agrícola possui riscos, especialmente na fase de comercialização. Durante a colheita, o produtor encontra o risco de preço do seu produto, pois um produto com quantidade maior em um período de safra, tende a ter o seu preço reduzido. Para o produtor, isso significa risco iminente para o seu negócio, tendo em vista que há os vencimentos com dívidas e custos da produção para arcar. Este ambiente gera a necessidade da intervenção do governo para regular os preços, especialmente por meio da Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM). O presente trabalho visa analisar o efeito da dessa política na comercialização do milho entre 2013 e 2016. Este estudo também descreve o processo de tomada de decisão na PGPM para a execução das políticas públicas de comercialização. Os principais resultados de atuação do Governo Federal apontam que a intervenção foi acentuada nos primeiros anos dessa análise, tendo em vista da superprodução do milho naquele período.
Abstract: Agribusiness has great relevance in Brazil, both at the economic and social levels. Despite having great value, the agricultural activity has risks, especially in the commercialization phase. During the harvest, the producer finds the price risk of his product, since a product with a larger quantity in a harvest period, tends to have its price reduced. For the producer, this means imminent risk to your business, given that there are debt maturities and production costs to pay. This environment generates the need for government intervention to regulate prices, especially through the Minimum Price Guarantee Policy (PGPM). The present work aims to analyze the effect of this policy on the commercialization of maize between 2013 and 2016. This study also describes the decision-making process in the PGPM for the execution of public marketing policies. The main performance results of the Federal Government indicate that the intervention was accentuated in the first years of this analysis, considering the overproduction of maize in that period.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, 2017.
Aparece na Coleção:Gestão do Agronegócio - Campus UnB Planaltina



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