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Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorAraújo, Ana Cristina de-
dc.contributor.authorFernandes, Bertolino da Silva-
dc.identifier.citationFERNANDES, Bertolino da Silva. Os mitos na Comunidade Saco Grande e suas possibilidades como recursos didáticos na Escola Estadual Kalunga V, em Monte Alegre de Goiás - GO. 2017. 60 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2017.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa aborda questões referentes ao estudo de gênero textual relacionado com o estudo, resgate e a preservação da tradição dos mitos no ensino da Língua Portuguesa. Este estudo teve como sujeitos alunos do 8º ano da escola Estadual Kalunga V e moradores da comunidade Saco Grande, situada no Município de Monte Alegre Goiás. Com essa pesquisa, objetiva-se registrar os mitos da comunidade Kalunga Fazenda Saco Grande, no intuito de trabalhá-los como recurso didático de autoafirmação cultural e indenitária e auxílio para os professores em suas práticas pedagógicas. Para fundamentar essa análise, utilizamos teóricos como: Antunes (2007), Aued e Vendramini (2009); Bakhtin (1995); Creswell (2010); Freire (1987); Gil (2010); Marcuschi (2002); Marcuschi (2008); Oliveira (2012) e o PCN de Língua Portuguesa (1997); Silva e a Lei nº 10.639 de 2003. Quanto à metodologia da pesquisa, utilizou-se a qualitativa de cunho etnográfico. Como instrumento de coleta de dados, fez-se uso de entrevistas, dados escritos e observações, utilizaram-se ainda recursos como gravador para a entrevista oral, máquina fotográfica e foram aplicados questionários aos alunos e pessoas da comunidade como requisito para autenticidade dos registros coletados em campo. Com essa pesquisa, almeja-se contribuir para a formação de leitores críticos, autônomos, capazes de distinguir os diversos tipos de textos vinculados ao seu contexto social, de modo que esses sejam sujeitos interventores em sua realidade tanto em sala de aula, quanto na comunidade ou fora dela.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação do campopt_BR
dc.subject.keywordGêneros textuaispt_BR
dc.subject.keywordMitopt_BR
dc.subject.keywordKalunga (Comunidade quilombola brasileira)pt_BR
dc.titleOs mitos na Comunidade Saco Grande e suas possibilidades como recursos didáticos na Escola Estadual Kalunga V, em Monte Alegre de Goiás - GOpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2018-03-07T14:31:31Z-
dc.date.available2018-03-07T14:31:31Z-
dc.date.submitted2017-07-06-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/19608-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1The present research deals with questions related to the study of textual gender related to the study, rescue and preservation of the tradition of the myths in the teaching of the Portuguese language. This research was applied to students of the 8th year of the Kalunga V State School, located in the Municipality of Monte Alegre Goiás. This research aims to register the myths of the community Kalunga, Saco Grande farm, in order to work as a didactic resource of Cultural self-assertion and aid to teachers in their pedagogical practices. To support this analysis, we used theorists such as Antunes (2007), Aued and Vendramini (2009); Bakhtin (1995); Creswell (2010); Freire (1987); Gil, 2010; Marcuschi (2002); Marcuschi (2008); Oliveira (2012) and the PCN of Portuguese Language (1997); Silva and Law 10,639 of 2003. As for the methodology of the research, the ethnographic qualitative was used. As a data collection instrument, interviews, written data and observations were used, as well as resources such as tape recorder for the oral interview, camera, and questionnaires were applied to students and community people as a requirement for the authenticity of the records collected in field. This research seeks to contribute to the formation of critical, autonomous readers capable of distinguishing the different types of texts linked to their social context. So that these are intervening subjects in their reality in the classroom, in the community or outside it.pt_BR
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