Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Gonçalves, Felipe Canova | - |
dc.contributor.author | Gudinho, Maria Lúcia Martins | - |
dc.identifier.citation | GUDINHO, Maria Lúcia Martins. A folia de São Sebastião no Povoado São José em Cavalcante - Goiás: uma experiência em letramentos múltiplos. 2017. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2017. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo identificar e registrar na forma escrita e em audiovisual os gêneros discursivos que circulam na folia de São Sebastião do povoado São José, destacando a importância da folia para as pessoas da comunidade por meio das entrevistas e das observações dos cantos. As pessoas relatam que São Sebastião é um santo milagroso que protege da fome, da peste e da guerra, e muita gente faz promessa para o santo em troca de uma benção, como reza a crença das pessoas. Para fundamentar esta pesquisa, recorremos a Macurschi (2008), Rojo (2009), Santoro (1989), Penafria (1999), Terra (2009), Nichols (2012). Para o desenvolvimento da pesquisa qualitativa de natureza etnográfica, recorremos a Sousa (2009), Araújo (2014) e Gil (2008). Para que fossem possíveis os registros escritos e em audiovisual dos gêneros discursivos, foram entrevistadas15 pessoas de idades diferentes e acompanhamos o recorrido da folia de São Sebastião (conhecido localmente como o “giro”) do mês de janeiro de 2017.Com a realização desta pesquisa verifica-se que depois de ter ficado 20 anos parada a folia voltou a girar com todos os foliões e a comunidade comprometidos com a preservação das tradições locais em seus aspectos: religioso, social, cultural e linguístico. Além disso, este estudo traz a integração de diferentes linguagens: escrita, oral e audiovisual, tal integração pode servir de suporte para a produção de material didático. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Festas populares | pt_BR |
dc.subject.keyword | Letramento | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gêneros textuais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Oralidade | pt_BR |
dc.title | A folia de São Sebastião no Povoado São José em Cavalcante - Goiás : uma experiência em letramentos múltiplos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-03-07T14:21:44Z | - |
dc.date.available | 2018-03-07T14:21:44Z | - |
dc.date.submitted | 2017-12-08 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/19607 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Sousa, Rosineide Magalhães de | - |
dc.description.abstract1 | The present work aims to identify and record in the written form and in audiovisual the discursive genres that circulate in the folio of São Sebastião of the town of São José, highlighting the importance of folia to the people of the community through the interviews and the observations of the songs. People report that São Sebastião is a miraculous saint who protects himself from hunger, plague and war, and many people make a promise to the saint in return for a blessing, as people's belief says. In order to base this research, we refer to Macurschi (2008), Red (2009), Santoro (1989), Penafria (1999), Terra (2009), Nichols (2012).For the development of qualitative research of an ethnographic nature, we refer to Sousa (2009), Araújo (2014) and Gil (2008). In order to make possible the written and audiovisual records of the discursive genres, 15 people of different ages were interviewed and we followed the route of the folio of São Sebastião (locally known as the "giro") of the month of January, 2017.With this research it turns out that after having stayed for 20 years, the folia has returned to revolve with all the revelers and the community committed to the preservation of the local traditions in their aspects: religious, social, cultural and linguistic.In addition, this study brings the integration of different languages: written, oral and audiovisual, such integration can support the production of didactic material. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Educação do Campo - Linguagens, Artes e Literatura
|