Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19600
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_UriesCarlosdeOliveira.pdf1,13 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise da compreensão dos alunos do Centro Educacional Pompílio Marques de Sousa sobre coleta seletiva e reciclagem
Autor(es): Oliveira, Uires Carlos de
Orientador(es): Ribeiro, Elaine Nolasco
Assunto: Coleta seletiva de lixo
Reciclagem
Resíduos sólidos
Educação ambiental
Data de apresentação: 7-Dez-2017
Data de publicação: 7-Mar-2018
Referência: OLIVEIRA, Uires Carlos de. Análise da compreensão dos alunos do Centro Educacional Pompílio Marques de Sousa sobre coleta seletiva e reciclagem. 2017. 46 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão Ambiental)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2017.
Resumo: O trabalho tem como tema central uma análise da compreensão dos alunos do Centro Educacional POMPÍLIO MARQUES DE SOUSA, situado no condomínio Mestre D’armas, sobre coleta seletiva e reciclagem. Assim, o objetivo principal foi avaliar o nível de conhecimento dos alunos do Centro Educacional Pompilio Marques de Sousa (CEDPMS), quanto ao comportamento pessoal no descarte de resíduos sólidos no seu cotidiano e implicações em relação aos problemas ambientais. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa de campo, com aplicação de questionário estruturado para avaliar o conhecimento dos alunos quanto à temática de resíduos sólidos. A pesquisa foi realizada nos turno matutino e vespertino, utilizando-se de questionário, aplicado a 144 alunos, do 6º ao 9º período e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio. Como resultado obteve-se a indicação de que os alunos possuem conhecimento e compreensão sobre os conceitos do que é coleta seletiva e reciclagem, bem como procuram praticar tais ações no dia a dia, mas faltam ações práticas por parte da direção da escola para que os alunos fundamentem conceitos e melhorem o seu comportamento quanto à temática de resíduos sólidos, no que tange a coleta seletiva e reciclagem. Conclui-se a que a falta de práticas pedagógicas da escola junto aos professores no envolvimento em questões ambientais é motivo para que os alunos não consolidem os seus conhecimentos e práticas quanto a temática de resíduos sólidos. Com isso, para a melhora dos conceitos, conhecimentos e comportamentos dos alunos e da comunidade escolar como um todo, este Centro Educacional deve integrar ao Projeto Político Pedagógico, estratégias e diretrizes, bem como ações para elaborações e implementação de um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos. Essas atitudes fortalecerão o comportamento dos alunos e comunidade escolar quanto às ações de coleta seletiva e reciclagem, minimizando assim os impactos ambientais locais.
Abstract: The work has as its central theme an analysis of the students' understanding of the POMPÍLIO MARQUES DE SOUSA Educational Center, located in Mestre D'armas condominium, about selective collection and recycling. Thus, the main objective was to evaluate the level of knowledge of the students of the Pompilio Marques de Sousa Educational Center (CEDPMS), regarding personal behavior in the disposal of solid waste in their daily lives and implications in relation to environmental problems. A bibliographical research and a field research were carried out, with the application of a structured questionnaire to evaluate students' knowledge regarding solid waste topics. The research was carried out in the morning and afternoon shift, using a questionnaire, applied to 144 students, from the 6th to the 9th period and from the 1st to the 3rd year of High School. As a result, the students were informed that they have knowledge and understanding about the concepts of selective collection and recycling, as well as seek to practice such actions on a daily basis, but practical actions by the students to develop concepts and improve their behavior regarding solid waste issues, regarding selective collection and recycling. It is concluded that the lack of pedagogical practices of the school with teachers in the involvement in environmental issues is reason for the students not to consolidate their knowledge and practices regarding solid waste. Therefore, in order to improve the concepts, knowledge and behaviors of students and the school community as a whole, this Educational Center should integrate strategies and guidelines into the Political Pedagogical Project, as well as actions for elaboration and implementation of a Waste Management Plan Solids. These attitudes will strengthen the behavior of students and the school community regarding selective collection and recycling actions, thus minimizing local environmental impacts.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, 2017.
Aparece na Coleção:Gestão Ambiental



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons