Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/19590
Título: | Um olhar afrocentrado sobre as mulheres Kalunga da comunidade de Vão De Almas - Cavalcante - GO |
Autor(es): | Dias, Daiana dos Santos |
Orientador(es): | Silva, Joelma Rodrigues da |
Assunto: | Matriarcado Kalunga (Comunidade quilombola brasileira) Mulheres negras |
Data de apresentação: | 7-Dez-2017 |
Data de publicação: | 6-Mar-2018 |
Referência: | DIAS, Daiana dos Santos. Um olhar afrocentrado sobre as mulheres Kalunga da comunidade de Vão De Almas - Cavalcante - GO. 2017. 82 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2017. |
Resumo: | Este trabalho aborda os fazeres das mulheres Kalungas da comunidade de Vão de Almas no município de Cavalcante de Goiás. O objetivo da pesquisa era analisar falas sobre os fazeres diários das mulheres quilombolas, para compreender como essas atividades contribuem para a economia da família, quais são suas contribuições na comunidade e como são desenvolvidos em uma comunidade onde o patriarcado e a desigualdade de gênero ainda são muito presentes. Para a realização desta pesquisa utilizei da pesquisa qualitativa, onde foi feita entrevistas com dez mulheres moradoras da comunidade entre as idades de 42 a 78 anos. Para melhor desenvolver este trabalho, foi preciso trabalhar com algumas categorias relacionada ao tem. As categorias abordadas foram: matriarcado, patriarcado, trabalho, mulherismo africana e afrocentricidade que uma teoria que nos leva a desenvolver a nossa história de acordo com a verdadeira historicidade da localização e também uma forma de tornar os sujeitos autoconsciente da sua própria história. O resultado obtido nesta pesquisa, revela que mesmo diante do machismo e da desigualdade de gênero essas mulheres possuem autonomia na comunidade e ajudam no desenvolvimento da comunidade. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2017. |
Aparece na Coleção: | Educação do Campo - Linguagens, Artes e Literatura
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons