Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19588
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_GrazielladaSilvaOliveira.pdf750,48 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSousa, Rosineide Magalhães de-
dc.contributor.authorOliveira, Graziella da Silva-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Graziella da Silva. Reflexão sobre o ensino de Língua Portuguesa em dois contextos: na área de linguagem da Licenciatura em Educação eo Campo (LEdoC) e na Escola Municipal Canabrava. 2017. 71 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2017.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa apresenta uma reflexão sobre o ensino de Língua Portuguesa em dois contextos: na área de linguagem da Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC) e na Escola Municipal Canabrava. Tem como objetivo discutir estratégias de ensino aprendidas na LEdoC, na área de Linguagem, que possam contribuir com o processo de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II, da Escola Municipal Canabrava, do Povoado Canabrava, em Flores de Goiás – GO. Entende-se que as metodologias do ensino tradicionais de Língua Portuguesa se baseiam na fixação de regras gramaticais, desmotivando os educandos. Para a pesquisa, utiliza-se uma metodologia de natureza qualitativa, de caráter bibliográfico e de campo. A pesquisa de campo foi realizada na escola Municipal Canabrava, por meio de entrevistas com educandos do 6° ao 9° ano, e da aplicação de um questionário a uma educadora de Língua Portuguesa, com intuito de embasar as conclusões deste estudo. Quanto à fundamentação teórica, recorre-se principalmente a Marcuschi (2008; 2001), Antunes (2003) e Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), entre outros. Por meio das reflexões realizadas neste trabalho, percebe importância de se pensar sobre o processo de ensino aprendizagem, trazendo cenários em que o Ensino de Língua Portuguesa encontra barreiras externas ao seu desenvolvimento e, por outro lado, mostrar que se podem utilizar estratégias para que esse ensino seja mais fluído e interessante.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação do campopt_BR
dc.subject.keywordLíngua portuguesa - estudo e ensinopt_BR
dc.titleReflexão sobre o ensino de Língua Portuguesa em dois contextos : na área de linguagem da Licenciatura em Educação eo Campo (LEdoC) e na Escola Municipal Canabravapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2018-03-06T11:23:34Z-
dc.date.available2018-03-06T11:23:34Z-
dc.date.submitted2017-12-06-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/19588-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1This research brings a reflection on the teaching of Portuguese Language in two contexts: in the field of language of the Degree in Field Education (LEdoC) and in the Municipal School Canabrava. It aims to discuss teaching strategies learned in the LEdoC, in the area of Language, that can contribute to the teaching-learning process of Portuguese Language of Elementary Education II, of the Canabrava Municipal School, of the Canabrava Village, in Flores de Goiás - GO. It is understood that the traditional Portuguese language teaching methodologies are based on the establishment of grammatical rules, discouraging learners. For the research, a methodology of qualitative nature, of bibliographical and field character, is used. The field research was carried out in the mentioned school, by means of interviews with students from the 6th to the 9th year, in order to base the conclusions of this work. Also, a questionnaire was applied with a Portuguese language educator from that school. As for the theoretical basis, Marcuschi (2008, 2001), Antunes (2003) and Dolz, Noverraz, and Schneuwly (2004) are used, among others. Through the reflections carried out in this work, he perceives importance of thinking about the learning teaching process, bringing scenarios in which Portuguese Language Teaching encounters external barriers to its development and, on the other hand, showing that strategies can be used to this teaching is more fluid and interesting.pt_BR
Aparece na Coleção:Educação do Campo - Linguagens, Artes e Literatura



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons