Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19586
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_FernandaPatriciadeSouza.pdf668,76 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorMané, Djiby-
dc.contributor.authorSouza, Fernanda Patrícia de-
dc.identifier.citationSOUZA, Fernanda Patrícia de. A importância da disciplina de artes na educação: capacidade e criatividade das crianças. 2017. 47 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2017.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho teve como foco principal pesquisar, analisar e refletir sobre quais são as diversas formas de arte que estão presentes na vida cotidiana dos educandos e de que forma as atividades lúdicas vivenciadas a partir da escola podem ser exploradas na dimensão da formação artística dos educandos. A metodologia utilizada nesse trabalho foi a pesquisa qualitativa, por meio da qual nós inserimos na comunidade escolar para melhor entende-la e favorecer a nossa interação para a coleta de dados. Além disso, recorremos também à pesquisa bibliográfica que visa maior fundamentação teórica sobre a arte. Com base nesses métodos, buscamos refletir acerca da seguinte questão problema: “quais são os fatores que interferem para que o ensino da arte seja tratado como simples forma lazer e entretenimento?”. Partindo disso, dialogamos com autores como Ferraz e Fusari (2009, 2010), Frederico (2013), Rossi (2009) e Peixoto (2003), que trazem em suas obras grandes contribuições ao ensino de arte. A partir dessas bases teóricas e das observações realizadas, busquei sair da aparência para chegar à essência dos fenômenos. Os sujeitos envolvidos na pesquisa foram um educador e a turma do 5º ano da Escola Municipal Espaço do Saber localizado no munícipio de Ipiranga de Goiás – GO. Os instrumentos e procedimentos para coleta de dados partiram das observações e anotações registradas em diário de bordo e questionário aplicado ao educador. Foi possível observar que as atividades propostas durante as aulas partem de modelos padronizados que inibem a criatividade dos estudantes.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação artísticapt_BR
dc.subject.keywordArte na educaçãopt_BR
dc.subject.keywordAtividades lúdicaspt_BR
dc.subject.keywordEducação de criançaspt_BR
dc.titleA importância da disciplina de artes na educação : capacidade e criatividade das criançaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2018-03-06T11:09:33Z-
dc.date.available2018-03-06T11:09:33Z-
dc.date.submitted2017-12-01-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/19586-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1The main focus of this work was to research, analyze and reflect on the different forms of art present in the everyday life of learners, and how the ludic activities lived from the school can be explored in the dimension of the artistic formation of the students. The methodology used in this work was the qualitative research, through which we inserted ourselves into the school community to better understand it and favor our interaction for the data collection. In addition, we also resorted to bibliographical research that aims at greater theoretical foundation on art. Based on these methods, we sought to reflect on the following problem question: "what are the factors that influence the teaching of art as simple leisure and entertainment?". From that point of view, we dialogue with authors such as Ferraz and Fusari (2009, 2010), Frederico (2013), Rossi (2009) and Peixoto (2003), who bring great contributions to art education. From these theoretical bases and the observations made, we seek to leave the appearance to get to the essence of the phenomena. The subjects involved in the research were an educator and the 5th grade class of the Espaço do Saber Municipal School located in the municipality of Ipiranga de Goiás - GO. The instruments and procedures for data collection were based on observations and notes recorded in the logbook and questionnaire applied to the educator. It was possible to observe that the activities proposed during the classes depart from standardized models that inhibit students' creativity.pt_BR
Aparece na Coleção:Educação do Campo - Linguagens, Artes e Literatura



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons