Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/19578
Título: | Universarium : um ambiente didático virtual para o ensino de ciências naturais |
Autor(es): | Silva, Lucas Ferreira da |
Orientador(es): | Furtado, Danilo Arruda |
Coorientador(es): | Brito, Paulo Eduardo de |
Assunto: | Ciências - estudo e ensino Ambientes virtuais de aprendizagem Astronomia |
Data de apresentação: | Nov-2016 |
Data de publicação: | 2-Mar-2018 |
Referência: | SILVA, Lucas Ferreira da. Universarium: um ambiente didático virtual para o ensino de ciências naturais. 2016. 52 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2016. |
Resumo: | A proposta do ensino de astronomia é promover as capacidades intelectuais do indivíduo em relação ao meio que este se insere, contribuindo para uma melhor visão e entendimento de mundo. Partindo de recursos fotográficos e imagéticos, por vezes não reconhecidos e explorados, é possível ensinar astronomia e demais ciências relacionadas. Este trabalho tentará mostrar como a astrofotografia e o uso de imagens (entendendo como um processo), quando adotadas, podem ser eficientes na prática e ensino de astronomia e conteúdos correlatos. Tivemos como objetivo a criação de um ambiente didático virtual - um site - visto a escassez de sites direcionados ao uso de astrofotografias e imagens no ensino de ciências. Tal como a descrição dos procedimentos utilizados na construção deste site. O site Universarium é um ambiente didático virtual suportado por um banco de dados online composto de imagens e arquivos, estes são utilizados para a construção da abordagem do site. Sua estrutura está organizada de forma integrada e funciona no formato de páginas e subpáginas. Dentre os potenciais de uso o site Universarium se destaca por: apresentar abordagens diferenciadas com o auxílio de fotos, imagens, textos, vídeos, slides, etc.; se mostrar como uma plataforma de ensino compacta, de fácil acesso e com uma coleção de imagens e arquivos de alto valor científico; possibilitar a interdisciplinaridade através do uso de imagens e astrofotografias; concorrer como uma ferramenta didática virtual eficiente e lúdica para o ensino de ciências e áreas correlatas. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2016. |
Aparece na Coleção: | Ciências Naturais
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons