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Título: A importância do letramento nas correspondências oficiais : memorando e ofício
Autor(es): Rocha, Milena Ribeiro da
Assunto: Redação oficial
Língua portuguesa - redação
Memorando - gêneros textuais
Gêneros textuais
Letramento
Data de publicação: 28-Fev-2018
Referência: ROCHA, Milena Ribeiro da. A importância do letramento nas correspondências oficiais: memorando e ofício. 2015. 19 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O presente trabalho apresenta um estudo sobre os gêneros textuais da Redação Oficial, em especial Memorando e Ofício, com enfoque na questão do letramento. Tem como objetivo demonstrar a importância da padronização de textos oficiais e a comunicação entre a Administração Pública entre si e com particulares. O principal objetivo é observar se as pessoas conhecem e possuem domínio sobre os dois gêneros oficiais em estudo. Para isso, a metodologia utilizada foi uma pesquisa de campo, que consiste na aplicação de um questionário contendo questões discursivas e técnicas sobre Ofício e Memorando, as quais os entrevistados deverão responder, a fim de se identificar se o letramento em Redação Oficial é eficaz ou não. O foco principal do questionário é na montagem de um Ofício e de um Memorando no estilo “recorte-colagem”, tendo como base o Manual de Redação da Presidência da República. As respostas aos testes foram bem heterogêneas, contendo resultado de desempenho tanto positivos quanto negativos.
Abstract: This paper presents a study of the genres of Official Writing, especially Memorandum and Office, focusing on the issue of literacy. It aims to demonstrate the importance of standardization of official documents and communication between the public authorities among themselves and with individuals. The main objective is to see whether people know and have power over those two officers genres under study. For this, the methodology used was a field of research that involves the application of a questionnaire containing discursive and technical questions about Office and Memo, which respondents must answer in order to identify whether literacy in Official Writing is effective or no. The main focus of the questionnaire is in the assembly of a craft and a Memorandum style "cut-paste", based on the President's Writing Guide of the Republic. The answers to the tests were well heterogeneous, containing result of both positive and negative performance.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2015.
Aparece na Coleção:Letras - Português



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