Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Manini, Miriam Paula | - |
dc.contributor.author | Carvalho, David Capelo de | - |
dc.identifier.citation | CARVALHO, David Capelo de. Registros audiovisuais: origem, desenvolvimento e identificação de suportes analógicos de informação. 2016. 58 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Museologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho aborda informações relevantes sobre o surgimento e desenvolvimento dos acervos audiovisuais, possibilitando o reconhecimento destes, e de suas muitas variações de formato e composição, para auxiliar na criação ou adaptação de estratégias de preservação, a partir da correta identificação e primeiros contatos com esta vasta tipologia de informação e seus vários suportes. Registros imagéticos e audiovisuais são vestígios fidedignos da passagem do homem pela terra, que, devido à natureza evolutiva do ser humano, tendem a sofrer avanços tecnológicos frequentes. Faz-se necessário apontar detalhes que ajudem no discernimento dessas nuances. Casos do passado são revisitados na intenção de perceber, por meio dos registros audiovisuais, uma linha temporal que ficou marcada pelas invenções que pretendiam aprisionar a vida por meio de imagens. Entende-se que os registros imagéticos antecederam a imagem em movimento e devem ser mencionados para compreender detalhes evolutivos e suas consequências para o estudo da longevidade destes acervos. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Recursos audiovisuais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Suportes informacionais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Imagens, ilustrações, etc. como recursos de informação | pt_BR |
dc.title | Registros audiovisuais : origem, desenvolvimento e identificação de suportes analógicos de informação | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-02-28T11:38:44Z | - |
dc.date.available | 2018-02-28T11:38:44Z | - |
dc.date.submitted | 2016-12-01 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/19560 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This literature review addresses relevant information on the emergence and development of audiovisual collections, enabling the recognition of these, and its many format and composition variations. It aims to assist in the creation or adaptation of conservation strategies, from the correct identification and first contacts with this broad type of information carrier. Imagistic and audiovisual records are reliable traces of the passage of man on the earth, which, due to the evolving nature of human beings, tend pass trough frequent technological advances. It is important to point out details that help in discerning these nuances. Past cases are revisited in an attempt to identify, through their own audiovisual recordings, a timeline that was marked by the inventions intended to imprison life through images. We understand that imagistic records were precedent to the moving image, and must be studied to understand evolutionary details and their implications for the study of the longevity of these collections. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Museologia
|