Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19553
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_LucasCavalcantideAzevedoMartini.pdf815,63 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Aplicação do modelo de Hamada para determinação de estrutura de capital ótima das empresas que compõe a carteira do Ibovespa
Autor(es): Martini, Lucas Cavalcanti de Azevedo
Orientador(es): Silva, Rildo e
Assunto: Estrutura de capital
Avaliação de empresas
Empresas
Custo do capital
Data de apresentação: 24-Nov-2017
Data de publicação: 26-Fev-2018
Referência: MARTINI, Lucas Cavalcanti de Azevedo. Aplicação do modelo de Hamada para determinação de estrutura de capital ótima das empresas que compõe a carteira do Ibovespa. 2017. 33 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O presente estudo tem como objetivo aplicar o método do custo de capital para estimar o mix ótimo de financiamento e analisar os efeitos da estrutura de capital no desempenho empresas do Ibovespa. Foram desconsideradas no estudo as empresas do setor financeiro, as que apresentaram fluxo de caixa negativo dezembro de 2016 e também aquelas com beta negativo. A amostra final foi de 24 empresas e o período utilizado no o cálculo do beta foi de 2012 a 2016. Apesar da volatilidade das taxas e índices do mercado brasileiro, a analise mostrou que ao incrementar dívida à sua estrutura de capital as empresas diminuem o custo de capital, em virtude do benefício fiscal gerado pelo pagamento de juros da dívida. Entretanto existe um limite de endividamento, ponto em que as firmas atingem o menor custo de capital, denominado estrutura de capital ótima, e a partir desse ponto o custo de capital aumenta. Tal aumento deve-se ao fato das empresas estarem mais propensas ao risco de inadimplência e falência quando possuem um passivo financeiro elevado.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2017.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons