Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19552
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_RodrigoCampeloBorges.pdf840,29 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Os reflexos da marcação a mercado de instrumentos financeiros disponíveis para venda no resultado futuro dos conglomerados financeiros e bancos múltiplos
Autor(es): Borges, Rodrigo Campelo
Orientador(es): Silva, Rildo e
Assunto: Instituições financeiras
Valor justo (Contabilidade)
Marcação a mercado
Data de apresentação: 27-Nov-2017
Data de publicação: 26-Fev-2018
Referência: BORGES, Rodrigo Campelo. Os reflexos da marcação a mercado de instrumentos financeiros disponíveis para venda no resultado futuro dos conglomerados financeiros e bancos múltiplos. 2017. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O estudo surge com objetivo de verificar os impactos da marcação a mercado, reconhecida no patrimônio líquido, dos títulos e valores mobiliários classificados como disponíveis para venda segundo a Circular 3.068/2001 do Banco Central do Brasil na performance futura dos conglomerados financeiros e bancos múltiplos. Foram coletadas e analisadas estatisticamente as relações existentes entres as variáveis selecionadas e extraídas das demonstrações financeiras dos 12 maiores conglomerados financeiros e bancos múltiplos em total de ativos para o período entre o 1° semestre de 2010 e o 1° semestre de 2016. Os resultados demonstram que não há relação entre o montante de marcação a mercado de títulos disponíveis para venda reconhecidos em conta destacada no patrimônio líquido e o fluxo de caixa futuro, entretanto, há correspondência entre esse e o resultado futuro das instituições. As relações encontradas são consideravelmente diferentes daqueles encontrados por SILVA (2006), porém, devido a relação constatada, não permite excluir a possibilidade de gerenciamento de resultado por meio da discricionariedade da administração quanto a classificação dos títulos e valores mobiliários seguindo o normativo estabelecido pelo órgão regulador das instituições financeiras no país (Banco Central do Brasil).
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão Pública, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2017.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons