Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19548
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_VictorAlbuquerqueLimadeMoraes.pdf319,12 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Percepção dos micro e pequenos empresários e autônomos do Distrito Federal frente aos fatores que influenciam no preço final do serviço
Autor(es): Moraes, Victor Albuquerque Lima de
Orientador(es): Botelho, Ducineli Régis
Assunto: Micro e pequenas empresas
Concorrência
Estratégias empresariais
Contabilidade de custo
Data de apresentação: 20-Nov-2017
Data de publicação: 26-Fev-2018
Referência: MORAES, Victor Albuquerque Lima de. Percepção dos micro e pequenos empresários e autônomos do Distrito Federal frente aos fatores que influenciam no preço final do serviço. 2017. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O objetivo geral desse estudo é analisar a percepção dos micro e pequenos empresários e autônomos do Distrito Federal na formação do preço do serviço de diversas áreas. A amostra corresponde a 36 empresas prestadoras de serviço do Distrito Federal. O instrumento é baseado nas proposições de Bruni e Fama (2003); Kotler e Keller (2006); Martins (2003); Zeithaml E Bitner (2003); e Garisson (2013); Rocha e Leal (2015). Para analisar os dados, utilizou-se estatística descritiva e regressão linear simples e correlação. Os fatores ligados a custos e demanda e características de mercado tiveram maiores influências na precificação do serviço. A análise de dados identificou que a variável escolaridade tem correlação positiva com os fatores de custos e demanda e características de mercado e correlação negativa com estratégias que utilizam o preço do serviço. Os resultados confirmam que a percepção dos prestadores de serviços frente a fatores que influenciam no preço final do serviço está mais ligada a fatores de custo e demanda e características de mercado, principalmente quando associados à escolaridade.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília,Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2017.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons