Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19546
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_RodrigoAzambujaPereira.pdf385,85 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Evidenciação contábil em entidades desportivas : uma análise dos clubes de futebol brasileiros
Autor(es): Pereira, Rodrigo Azambuja
Orientador(es): Arraes, Jeremias Pereira da Silva
Assunto: Evidenciação contábil
Entidades desportivas
Gestão empresarial
Clubes de futebol
Confederação Brasileira de Futebol (CBF)
Data de apresentação: 28-Nov-2017
Data de publicação: 26-Fev-2018
Referência: PEREIRA, Rodrigo Azambuja. Evidenciação contábil em entidades desportivas: uma análise dos clubes de futebol brasileiros. 2017. 42 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O futebol vem evoluindo cada vez mais no ramo empresarial, tornando-se uma atração para os negócios. Diante da Lei nº 9615/98, as entidades desportivas no Brasil começaram a atravessar por um processo de modernização na gestão empresarial, para que, com essas mudanças, possa atrair os investidores e, por consequência, gerar mais receita, aumentando a capacidade do clube nas competições profissionais. As informações contábeis apresentam-se como importante instrumento de avaliação financeira das entidades desportivas. O objetivo do trabalho é analisar o nível de evidenciação contábil dos 20 clubes de futebol melhores listados no ranking da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) em 2017, além de analisar dados como: número de sócio torcedor, títulos obtidos de 2010 a 2016, arrecadação dos clubes e seus impactos nas receitas. Foram utilizados dois instrumentos de pesquisa, o checklist e o teste de hipóteses, sendo o primeiro item uma réplica do estudo realizado por Silva, Teixeira e Niyama (2009), adaptado a métrica para o ano de vigência. A partir do teste de hipóteses entende-se que não existe relação entre o desempenho dos clubes em competições nacionais com o nível de evidenciação contábil. Entende-se que os times brasileiros que são mais evidentes são os que possuem maior arrecadação no futebol nacional. Conclui-se que a última hipótese do estudo estabelece vínculo da variável “sócio torcedor” com a “Receita de transmissão de imagem”. O resultado da pesquisa permite enxergar que os clubes atendem as exigências preconizadas perante a lei de nº 6.404/76, porém, se limitam a obrigatoriedade.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão Pública, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2017.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons