Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19544
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_WillianVidalCarvalhoCosta.pdf702,03 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Métodos de incorporação do risco país em laudos de avaliação de empresa para fins de oferta pública de aquisição de ações
Autor(es): Costa, Willian Vidal Carvalho
Orientador(es): Silva, César Augusto Tibúrcio
Assunto: Risco país
Avaliação de empresas
Fluxo de caixa
Data de apresentação: 22-Nov-2017
Data de publicação: 26-Fev-2018
Referência: COSTA, Willian Vidal Carvalho. Métodos de incorporação do risco país em laudos de avaliação de empresa para fins de oferta pública de aquisição de ações. 2017. 34 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo verificar se a escolha do método de incorporação do risco país é indiferente na determinação da taxa de desconto. Pois, como é verificado na literatura e nos laudos de avaliação de empresa, há diferentes métodos de incorporação deste risco. Para análise dos laudos, consideram-se aqueles que utilizaram o fluxo de caixa descontado como um dos métodos para a avaliação de empresa para fins de Oferta Pública de Aquisição de Ações. O referencial teórico se baseia na utilização do método de fluxo de caixa descontado na avaliação de empresas (DAMODARAN, 2012; COPELAND; KOLLER; MURRIN, 2006) e consequente uso do modelo CAPM no processo de mensuração resultante na taxa de desconto. Foram analisados 95 laudos de avaliação de empresa, retirando-se informações relevantes como a avaliadora, o risco país, o período adotado deste risco e o custo do laudo. O EMBI+ e o spread foram os métodos de incorporação do risco país mais utilizados e não foi encontrado associação entre a variação do risco país sobre o custo do laudo. Além disso, os laudos não apresentaram clareza em suas informações e carecem de padronização. O estudo também expõe a subjetividade envolvida no processo de avaliação de empresas e, portanto, a possibilidade de está aumentando ou reduzindo a taxa de desconto segundo a percepção dos avaliadores em relação à melhor escolha do método de incorporação do risco país.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão Pública, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2017.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons