Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19540
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_LayseSobralAlves.pdf606,16 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Pesquisa na graduação : análise da disciplina “Pesquisa em Ciências Contábeis” na Universidade de Brasília (2012 a 2016)
Autor(es): Alves, Layse Sobral
Orientador(es): Vieira, Eduardo Tadeu
Assunto: Pesquisa contábil
Contabilidade
Ciências Contábeis - ensino superior
Monografias
Ensino superior - pesquisa
Publicações científicas
Data de apresentação: 22-Nov-2017
Data de publicação: 26-Fev-2018
Referência: ALVES, Layse Sobral. Pesquisa na graduação: análise da disciplina “Pesquisa em Ciências Contábeis” na Universidade de Brasília (2012 a 2016). 2017. 47 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: A Universidade de Brasília (UnB) em seus cursos de Ciências Contábeis traz ao estudante a obrigatoriedade quanto à pesquisa científica, garantindo que ele terá ao menos o primeiro contato e a noção de como desenvolvê-la. Nessas circunstâncias, a disciplina “Pesquisa em Ciências Contábeis” na Universidade de Brasília, requisito para a formatura, consiste em fazer uma pesquisa científica na área de Ciências Contábeis com o auxílio de um orientador de sua escolha. O estudo tem como objetivo analisar a disciplina em questão, bem como os índices de desempenho dos discentes na disciplina no período de 2012 a 2016, a relação com os orientadores e as publicações dos Trabalhos de Conclusão de Curso em periódicos e congressos. A pesquisa é caracterizada como documental e descritiva e sua população é composta pelos alunos de graduação em Ciências Contábeis da UnB que se matricularam na disciplina nesse período e de seus orientadores. Os dados foram obtidos junto aos registros acadêmicos da Universidade de Brasília (UnB) e na plataforma LATTES, obtendo um total de 975 inscrições e 51 orientadores no período em questão. Apesar do desempenho na matéria ter sido, no geral, satisfatório, ainda é preocupante obter o índice de 25,33% de reprovações e baixos percentuais de Trabalhos de Conclusão de Curso que foram aceitos em congressos (7,14%) e publicados em periódicos (5,77%). Faz-se necessário demonstrar constantemente para os alunos a importância dos trabalhos científicos na vida profissional e pessoal do indivíduo.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2017.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons