Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19539
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_LaraNeivaAmorim.pdf928,15 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Uma análise do impacto positivo dos investimentos em participações societárias no fluxo de caixa das empresas investidoras
Autor(es): Amorim, Lara Neiva
Orientador(es): Mendes, Paulo César de Melo
Assunto: Investimentos
Demonstração dos fluxos de caixa
Combinação de negócios
Data de apresentação: 27-Nov-2017
Data de publicação: 26-Fev-2018
Referência: AMORIM, Lara Neiva. Uma análise do impacto positivo dos investimentos em participações societárias no fluxo de caixa das empresas investidoras. 2017. 43 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Em linha com a economia atual, a porcentagem de aquisições tem aumentado significativamente. As aquisições de negócios despertam cada vez mais interesse por envolver muito dinheiro e por influenciar a tomada de decisões dos stakeholders. Todo investimento realizado tem a expectativa de benefício econômico futuro, mesmo que indiretos. Sendo a Demonstração do Fluxo de Caixa uma importante ferramenta de gestão para visualizar as entradas e saídas de caixa e equivalente de caixa, esta pesquisa propõe-se em analisar se existe ou não uma correlação positiva entre os investimentos em participação societárias (em carácter permanente) e o fluxo de caixa das empresas investidoras. Para isso encontrou-se as empresas que fizeram aquisição de negócios entre 2012 e 2014 e verificou-se o ativo das empresas, como se deu o reconhecimento da operação, analisando o grupo de Investimento e a Demonstração do Fluxo de Caixa de 2012 a 2016. A presente pesquisa faz um recorte nas operações de aquisição de investimentos em Coligadas e Controladas nas empresas analisadas. O estudo se enquadra como exploratório-descritivo, e envolve avaliações de caráter quantitativo e qualitativo. Utilizou-se a ferramenta estatística “R” para chegar à um índice de correlação entre investimentos e o fluxo de caixa, e concluiu-se que existe uma correlação positiva moderada entre essas duas variáveis.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2017.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons