Título: | Formação contábil na América Latina : análise comparativa entre o currículo das principais universidades e o Currículo Mundial proposta pela ONU/UNCTAD/ISAR |
Autor(es): | Sena, Eline da Silva |
Orientador(es): | Vieira, Eduardo Tadeu |
Assunto: | Ciências Contábeis - grade curricular Ciências Contábeis - ensino superior Globalização |
Data de apresentação: | 27-Nov-2017 |
Data de publicação: | 26-Fev-2018 |
Referência: | SENA, Eline da Silva. Formação contábil na América Latina: análise comparativa entre o currículo das principais universidades e o Currículo Mundial proposta pela ONU/UNCTAD/ISAR. 2017. 45 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. |
Resumo: | A educação contábil necessita se adequar à globalização, a fim de que o profissional esteja apto a desempenhar seu trabalho em qualquer parte do mundo. Como ocorreu com a convergência das normas contábeis para um padrão internacional, assim também se espera que ocorra com as grades curriculares de Ciências Contábeis nas diversas Instituições de Ensino Superior (IES). A presente pesquisa buscou verificar o nível de aderência entre os currículos das 50 melhores universidades da América Latina, segundo o QS University Ranking, e o Currículo Mundial (CM) proposto pelo Intergovernmental Working Group of Experts on International Standards of Accounting and Reporting (ISAR), que é ligado à ONU e UNCTAD (Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento). O Currículo Mundial é um benchmarking que serve como base para as IES na elaboração de suas grades curriculares. A principal ideia é harmonizar o currículo contábil a fim de que o contador possa lidar com as exigências do mercado nacional e internacional. Dentre as 50 melhores IES da América Latina, 40 instituições foram selecionadas, por oferecerem o curso de Ciências Contábeis e pelo fato de terem seus currículos disponíveis online, para compor a amostra. Por meio de análise documental, o currículo de cada IES foi verificado. A abordagem quantitativa foi aplicada, utilizando-se média aritmética, a fim de se obter o nível de similaridade entre os currículos analisados e o CM. Pelos resultados obtidos, infere-se que os currículos apresentaram um bom índice de similaridade em relação ao CM com uma média geral de 75,23%. O bloco de conhecimentos do CM que obteve maior índice de similaridade foi o Bloco 3 (Conhecimentos Contábeis Básicos, Auditoria, Tributação e Assuntos Contábeis afins) com 64% e o Bloco 2 (Tecnologia da Informação) apresentou o menor nível de similaridade dentre os 3 blocos analisados, com apenas 2,98% de similaridade. Além dos pontos que devem ser trabalhados e melhorados (como mais ofertas de disciplinas na área de Tecnologia da Informação, Contabilidade Internacional e Comércio Internacional), as IES têm se adaptado à proposta de internacionalização do currículo contábil sugerida pelo ISAR. |
Abstract: | Accounting education needs to adapt to globalization, so the professional will be able to work in any place of the world. As occurred with the convergence of accounting standards to an international standard, it is also expected to occur with accounting curriculum in the different High Education Institution (HEI). This research aims to verify the level of similarity among the best 50 universities of Latin America, according to QS University Ranking, and the Model Accounting Curriculum proposed by Intergovernmental Working Group of Experts on International Standards of Accounting and Reporting (ISAR), which is connected to UN (United Nations) and UNCTAD (United Nations Conference on Trade and Development). The Model Accounting Curriculum (MC) is a benchmarking that serves as a basis to the higher education institution prepare its curriculum frameworks. The main idea is to harmonize the accounting curriculum so accountants can deal with national and international market’s demands. Among the best 50 universities of Latin America, 40 of them were selected, because they offer the degree course in Accounting Sciences and because they make their accounting curriculum available online, to compose the population of the research. Each curriculum was verified through document analysis. A quantitative approach was applied, through arithmetical average, to obtain the level of similarity between the IES’s curriculum and the MC. For the results obtained, it can be deduced that the accounting curriculums showed a good rate if compared to the MC, with an overall average of 75,23%. The most similar block of MC was the third block (Core (Basic) Accounting, Auditing, Taxation, and Accounting-related) with 64% and the second block (Information Technology) obtained the lower level of similarity with 2,98%. Among all the aspects that need to be worked out and improved (such as more modules in Information Technology, International Accounting and International business), the HEI has adapted to the proposal of the internationalization of the accounting curriculum suggested by ISAR. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2017. |
Aparece na Coleção: | Ciências Contábeis
|