Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19532
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_CarolinaLopesLima.pdf615,74 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Influência da evidenciação dos impostos na nota fiscal no comportamento dos indivíduos : análise sobre estudantes de contabilidade
Autor(es): Lima, Carolina Lopes
Orientador(es): Silva, César Augusto Tibúrcio
Assunto: Transparência pública
Notas fiscais
Finanças comportamentais
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 26-Fev-2018
Referência: LIMA, Carolina Lopes. Influência da evidenciação dos impostos na nota fiscal no comportamento dos indivíduos: análise sobre estudantes de contabilidade. 2017. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Devido aos recentes movimentos de transparência trazidos pela Lei 12.741/12, Lei de Transparência Fiscal, percebe-se uma maior preocupação com o Controle Social. Este artigo virá como uma continuação da pesquisa de Almonacid (2015), que buscou descobrir os efeitos que uma NF com a evidenciação dos tributos provocou nas pessoas, em relação a honestidade e a percepção sobre a corrupção. A partir daí elaborou-se a H1 de que a NF deixaria as pessoas mais pessimistas em relação a inflação e suas finanças pessoais. Foi realizada uma pesquisa por meio de aplicação de três tipos de questionários, para poder se avaliar com mais propriedade as consequências dos impostos na NF. Com ele pretende-se, descobrir se haveria mudança na opinião das pessoas sobre a inflação e suas finanças pessoais. Com base nas respostas dos questionários elaborou-se um Índice de Otimismo a fim de analisar estatisticamente. Com este Índice, a partir das regressões lineares, constatou que a NF causou um efeito otimista, o que rejeitou a hipótese inicial, pois deixou as pessoas mais otimistas quanto ao futuro. Resolveu-se fazer duas subamostras, uma com os resultados extremos e outra com os medianos, para poder examinar melhor a reação causada nesses grupos. Por fim concluiu-se que nem sempre a visualização dos tributos irá trazer alterações negativas no comportamento das pessoas, como ocorreu na pesquisa de Almonacid (2015).
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2017.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons