Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19531
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_LetíciaCarolineFernandesLima.pdf1,24 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Pesquisa de egressos da Universidade de Brasília : perfil profissional dos cursos de graduação de Ciências Contábeis
Autor(es): Lima, Letícia Caroline Fernandes
Orientador(es): Vieira, Eduardo Tadeu
Assunto: Ciências Contábeis - ensino superior
Contadores - formação profissional
Estudantes universitários
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 26-Fev-2018
Referência: LIMA, Letícia Caroline Fernandes. Pesquisa de egressos da Universidade de Brasília: perfil profissional dos cursos de graduação de Ciências Contábeis. 2017. 50 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: As competições entre as empresas propõem ao curso de Ciências Contábeis uma formação que contemple aspectos específicos para o contador se adaptar as mudanças de cenário. O uso de estratégias é de fundamental importância para a construção das habilidades e competências atribuídas no perfil dos egressos. É necessário uso de formas e procedimentos adequados de ensino para se adquirir as habilidades essenciais para a execução dos objetivos a serem alcançados. O objetivo desta pesquisa consiste em analisar a vida pessoal e profissional dos egressos após a conclusão do curso superior, sendo estes determinados por questões que tiveram como abordagem o alcance das expectativas para o mercado de trabalho referentes ao curso, dificuldades para a inserção no mercado de trabalho, a necessidade de aprofundamento em aulas mais práticas durante o curso realizado, atividades extracurriculares, forma de ingresso, motivo da escolha do curso, registro no respectivo conselho profissional, pretensão ou realização de curso de graduação e pós-graduação após o curso realizado, juntamente com comparativos de pesquisas anteriores, como também questões dirigidas à opinião dos egressos sobre o conceito atribuído ao curso realizado e insatisfação sobre o mesmo. Este trabalho de conclusão de curso possui como fonte de pesquisa os egressos do período de 1969 a 2015 que possuem o registro no Conselho Regional de Contabilidade (CRC) do curso de Ciências Contábeis da Universidade de Brasília. O questionário foi enviado aos egressos no período de março a julho. A referida amostra era composta de 1629 alunos e obteve-se o retorno de 315 alunos. Esta pesquisa classifica-se como quantitativa e descritiva. Foi possível verificar como foi a trajetória dos egressos, como estão financeiramente, abordar o alcance das expectativas para o mercado de trabalho referentes ao curso, dificuldades encontradas na vida acadêmica, profissional e satisfação ao curso realizado entre os aspectos relacionados a sua vida e formação estabelecidos pelo curso de Ciências Contábeis da Universidade de Brasília. Com os resultados obtidos foi possível identificar elementos relacionados com a vida pessoal e profissional dos egressos após a conclusão do curso superior. Está pesquisa possibilita que pessoas sem informações que pretendem cursar o curso de Ciências Contábeis poderão se embasar com as experiências em que tiveram os egressos, ser uma fonte de informações a estas pessoas ou até mesmo para futuras pesquisas sobre os egressos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2017.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.