Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19526
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_RicardodaVeigaFeitozaFilho.pdf1,14 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Relação entre as exportações, o salário médio e a geração de emprego nas cinco regiões brasileiras : análise das informações contábeis de empresas listadas na BM&FBOVESPA de 2011 a 2016
Autor(es): Feitoza Filho, Ricardo da Veiga
Orientador(es): Mendes, Krisley
Assunto: Demonstração do Valor Adicionado (DVA)
Exportação
Emprego
Data de apresentação: 27-Nov-2017
Data de publicação: 26-Fev-2018
Referência: FEITOZA FILHO, Ricardo da Veiga. Relação entre as exportações, o salário médio e a geração de emprego nas cinco regiões brasileiras: análise das informações contábeis de empresas listadas na BM&FBOVESPA de 2011 a 2016. 2017. vi, 46 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: A recente crise econômica enfrentada pelo Brasil causou uma série de demissões e reduções salariais, afetando a vida do brasileiro. Neste ínterim, diversas soluções foram sugeridas, entre as quais, o incentivo às exportações. Através dos instrumentos contábeis Demonstração do Valor Adicionado e Formulário de Referência para obtenção de dados, a pesquisa fez uso de uma regressão linear múltipla para analisar a relação entre as exportações e o salário médio, e entre as exportações e a empregabilidade das empresas de sete setores com mais relevância em exportação da BM&FBOVESPA, do período 2011-2016, sendo empresas brasileiras e com sede no Brasil, separadas por regiões. Os resultados apresentados vão de encontro à teoria clássica do comércio internacional nas cinco regiões brasileiras, indicando o aumento da remuneração em relação às exportações. Também obteve resultado positivo na geração de emprego relacionada às exportações.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2017.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons