Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19523
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_AnaLuizaFreireCotta.pdf1,63 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise dos pareceres de auditoria independente e dos impactos das operações da Polícia Federal e do Ministério Público Federal
Autor(es): Cotta, Ana Luiza Freire
Orientador(es): Mendes, Paulo César de Melo
Assunto: Auditoria
Fraude
Empresas
Informação contábil
Data de apresentação: 22-Nov-2017
Data de publicação: 22-Fev-2018
Referência: COTTA, Ana Luiza Freire. Análise dos pareceres de auditoria independente e dos impactos das operações da Polícia Federal e do Ministério Público Federal. 2017. 62 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo avaliar o nível de evidenciação das fraudes através dos pareceres dos auditores independentes para as 100 maiores empresas por ativo total do Brasil, no período de 2010 a 2016, e comparar os impactos das operações da Polícia Federal sobre os pareceres das empresas citadas. Foram examinados 949 pareceres de auditoria independente das 100 maiores empresas brasileiras pertencentes a amostra. Os exames revelaram um aumento expressivo das divulgações nos pareceres e das citações das empresas da amostra após as deflagrações da Polícia Federal, a partir de 2014. No que se refere as firmas de auditoria, foi constatado que a KPMG apresentou o menor percentual, em proporção, de divulgações referentes a fraude, seguida pelas demais empresas pertencentes às Big Four. Cabe ressaltar que, além de ter apresentado o menor percentual de divulgação, a KPMG apresentou o maior número de clientes citados, o que demonstra um descompasso entre divulgação e citação. Já a BDO, empresa que não pertence às Big Four, apresentou o maior percentual de divulgação e representa a segunda maior firma com clientes citados da amostra, ou seja, a quantidade de divulgação está em linha com a quantidade de citações. Em relação à natureza das divulgações referentes a fraude, foi constatado que o teor das divulgações se referiam às investigações da Polícia Federal, ou seja, as fraudes não foram identificadas pelas firmas de auditoria, mas sim pelas autoridades públicas. Essa verificação somada a falta de divulgações anteriores às operações traz atenção ao descompasso entre o objetivo da auditoria traçado em norma e o trabalho entregue pela mesma. Com base nesse descompasso verificado, é possível afirmar que as firmas de auditoria não conseguem cumprir com seu objetivo, podendo acarretar na perda de sua credibilidade perante aos usuários da informação.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão Pública, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2017.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons