Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19521
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_LucasCezarQueiroz.pdf807,91 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorWalker, Afonso José-
dc.contributor.authorQueiroz, Lucas Cezar-
dc.identifier.citationQUEIROZ, Lucas Cezar. Estudo de comportamento de rentabilidade de empresas atuantes nos setores de Consumo Cíclico e Consumo Não Cíclico da BM&FBovespa. 2017. 34 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2017.pt_BR
dc.description.abstractO estudo da rentabilidade envolve indicadores utilizados para comparar a capacidade de retorno das empresas e dos acionistas. Neste trabalho, foram comparados os retornos dos setores de Consumo Cíclico e Consumo Não Cíclico cadastrados na BM&FBovespa. O desempenho foi medido através dos indicadores de rentabilidade ROA, ROI, ROE, MO e ML. A amostra compreendeu 20 empresas, 15 do setor de Consumo Cíclico e 5 de Consumo Não Cíclico, os dados foram coletados no período de 2012 a 2016. Foi realizado o teste de hipóteses para verificar diferenças significativas nos indicadores de rentabilidade dos dois grupos, foram utilizados diferentes tipos de teste: o teste-f, o teste-t e o teste de Wilcoxon. O teste-f definiu o tipo de teste-t a ser utilizado para testar a igualdade das médias dos dois grupos, 24% dos resultados apontaram diferença significativa entre as duas amostras, sugerindo utilizar a equação 𝑇2 do teste-t para esses casos e a equação 𝑇1 do teste-t para o restante das amostras. Os resultados do teste-t e de Wilcoxon confirmaram as hipóteses nulas de que as médias e medianas das duas amostras são iguais.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordIndicadores financeirospt_BR
dc.subject.keywordEmpresas - rentabilidadept_BR
dc.subject.keywordConsumo cíclicopt_BR
dc.subject.keywordConsumo não cíclicopt_BR
dc.subject.keywordConsumo (Economia)pt_BR
dc.titleEstudo de comportamento de rentabilidade de empresas atuantes nos setores de Consumo Cíclico e Consumo Não Cíclico da BM&FBovespapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2018-02-22T21:21:58Z-
dc.date.available2018-02-22T21:21:58Z-
dc.date.submitted2017-11-27-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/19521-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons