Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Fernandes, Jorge Henrique Cabral | - |
dc.contributor.author | Pinheiro, Lafayette Júnio Mendonça | - |
dc.identifier.citation | PINHEIRO, Lafayette Júnio Mendonça. Estudo com egressos da Licenciatura em Computação da Universidade de Brasília: as influências do curso na vida profissional e pessoal dos ex-alunos. 2017. x, 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Computação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2017. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | O primeiro curso de licenciatura em computação no Brasil surgiu em 1997, na Universidade de Brasília (UnB). Trata-se de um curso multidisciplinar, que engloba saberes tecnológicos, didáticos e científicos em seu currículo, necessitando de uma articulação de conhecimentos intencional e cuidadosa. Frequentemente, empresas, escolas e vestibulandos têm concepções erradas sobre o curso ou o desconhecem totalmente. Entretanto, diante da atual sociedade da informação e do conhecimento, o curso possui um papel estratégico na difusão dos conhecimentos de computação na sociedade, bem como na integração das atuais tecnologias da informação e comunicação (TIC) nas metodologias de ensino-aprendizagem. Buscamos compreender os impactos desse curso na vida de seus egressos, levando em consideração a perspectiva dos ex-alunos sobre a formação recebida, uma vez que estes vivenciam a realidade do mercado de trabalho e podem indicar os pontos efetivos em sua formação, bem como se os cursos oferecidos estão alcançando os objetivos propostos. Desta forma, o objetivo geral do trabalho é identificar as percepções dos egressos da licenciatura em computação da Universidade de Brasília a respeito do curso realizado quanto aos impactos da formação recebida em suas vidas. Como objetivos específicos buscamos identificar aspectos relativos ao perfil dos ex-alunos, empregabilidade, e continuação dos estudos; identificar impactos da formação na dimensão pessoal, social e cultural; e comparar a percepção dos egressos em relação à qualidade do curso realizado, identificando sugestões de melhorias para o mesmo. Para isso, a metodologia utilizada pautou-se na abordagem qualitativa das informações, utilizando grupos focais como instrumentos de coleta de dados. Após analisar os dados coletados nos debates entre os ex-alunos, pudemos identificar, de forma exploratória, impactos desta formação multidisciplinar na vida profissional e pessoal dos egressos, bem como sugestões de melhorias para o curso, mostrando a importância do estudo com egressos para o aprimoramento dos cursos e para a valorização da carreira do licenciado em computação. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Universidade de Brasília (UnB) - Ciência da Computação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Universidade de Brasília (UnB) - estudantes | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ciência da Computação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Universidade de Brasília (UnB) - Ciência da Computação - estudantes | pt_BR |
dc.title | Estudo com egressos da Licenciatura em Computação da Universidade de Brasília : as influências do curso na vida profissional e pessoal dos ex-alunos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-02-22T21:13:40Z | - |
dc.date.available | 2018-02-22T21:13:40Z | - |
dc.date.submitted | 2017 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/19520 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The first teaching degree course in computing in Brazil appeared in 1997, at the University of Brasilia (UnB). It is a multidisciplinary course that involves knowledges of the scientific, technological and pedagogical area in it’s curriculum, being necessary an intentional and carefully thought articulation of knowledges. Frequently, companies, schools and candidates of vestibular have misconceptions about the course or are totally unaware of its existence. However, taking in consideration the current information and knowledge society, the teaching degree course in computing has a strategical role on the difusion of computing knowledge to all the society by many different ways, as well as integrating the modern information and knowledge technology into the education. We seek to understand this course’s impacts on its alumni’s lives University of Brasilia, taking in consideration their perspective about the received formation, once that they experience the reality of the job market and therefore can indicate what is effective on the course, as well as if the course’s goals are being achieved. Thus, the general objective of this work is to identify the perception of alumni on teaching degree course in computing, aiming to identify the impacts of this undergraduate course on their lives. In specific objetives, we seek to identify aspects regarding the alumni’s profile, professional life, and studies continuation; the course’s impacts on personal, social and cultural life; as well as to compare the alumni’s perception about the course, seeking to identify suggestions for its improvement. For this purpose, we used the qualitative methodology, using the focal groups as instruments for data collection. After analyzing the collected data through the debates between alumni, we could identify, in an exploratory fashion, impacts of this multidisciplnary course on professional and personal life of the participants, as well as suggestions of improvements for the course, showing the importance of studies with alumni in order to improve the courses and for better recognition of the computing teacher career. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Computação
|