Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19515
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_MarielFigueiredodeCastro.pdf597,92 kBAdobe PDFver/abrir
Título: IFRS 16 : um estudo sobre os possíveis impactos nas companhias ferroviárias brasileiras
Autor(es): Castro, Mariel Figueiredo de
Orientador(es): Mendes, Paulo César de Melo
Assunto: International Financial Reporting Standards (IFRS)
Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC)
Pronunciamento Técnico CPC 06 - Operações de arrendamento mercantil
Arrendamento mercantil financeiro
Data de apresentação: 28-Nov-2017
Data de publicação: 22-Fev-2018
Referência: CASTRO, Mariel Figueiredo de. IFRS 16: um estudo sobre os possíveis impactos nas companhias ferroviárias brasileiras. 2017. 35 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Em janeiro de 2016, a nova norma internacional IFRS 16 foi publicada apontando mudanças significativas em relação à evidenciação e contabilização, principalmente, das operações de arrendamento mercantil operacional, substituindo o IAS 17. A mudança principal não altera a definição de arrendamento, mas afeta principalmente o modo de como as companhias arrendatárias devem reconhecer e divulgar contabilmente os seus contratos de arrendamento, indicando as companhias a trazer a maior parte dos seus arrendamentos operacionais ao balanço patrimonial, resultando em novos ativos e passivos. Neste ínterim, o presente estudo culminou em uma pesquisa explicativa qualitativa, elaborada mediante pesquisa bibliográfica, e teve como objetivo verificar o impacto das mudanças da IFRS 16 nas demonstrações financeiras de companhias ferroviárias listadas na BM&FBOVESPA. Ao analisar as demonstrações contábeis e notas explicativas das companhias ferroviárias, foram redirecionados os valores correspondentes aos arrendamentos operacionais e conclui-se que com a adoção da IFRS, as empresas do setor ferroviário sofrerão, mesmo que pouco significativo, um impacto em suas demonstrações. Com a nova contabilização, ocorrem aumentos significativos tanto no ativo como no passivo das companhias conforme demonstrado nesse estudo.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2017.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons