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dc.contributor.advisorWilbert, Marcelo Driemeyer-
dc.contributor.authorRibeiro, João Paulo de Castro Carisio-
dc.identifier.citationRIBEIRO, João Paulo de Castro Carisio. Eficiência financeira das concessões de aeroportos no Brasil no período de 2015 a 2016. 2017. 42 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2017.pt_BR
dc.description.abstractO transporte aéreo brasileiro cresce ao longo dos anos, a movimentação de passageiros e de aeronaves nos aeroportos cresceu mais de 50% na última década. Os recursos públicos são insuficientes e existe a necessidade de melhoria na infraestrutura dos aeroportos para acabar com os gargalos existentes e suportar a demanda crescente. Visando sanar esses problemas o Governo brasileiro autorizou e realizou as concessões de aeroportos no Brasil. O presente trabalho tem como objetivo avaliar a eficiência financeira das concessões aeroportuárias no Brasil, através da análise por envoltória de dados no período de 2015 e 2016. A eficiência financeira se da pela concessão que obtiver o maior resultado do exercício, dado um esforço mensurado pelas despesas e investimento.As variáveis utilizadas como input foram investimento, despesas, movimentação de passageiros e como output utilizou o resultado do exercício. Elaborou uma estatística descritiva do período de 2013 a 2016 para uma melhor compreensão do cenário recente de concessões aeroportuárias no Brasil. Os resultados encontrados mostram que três aeroportos foram eficientes, sendo dois (Confins e Natal) com eficiência máxima e três com eficiência baixa. O resultado mostra também que não existe um padrão para as concessões com eficiência alta e as de baixa eficiência.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAeroportospt_BR
dc.subject.keywordConcessões administrativaspt_BR
dc.subject.keywordParceria público-privadapt_BR
dc.titleEficiência financeira das concessões de aeroportos no Brasil no período de 2015 a 2016pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2018-02-22T19:25:27Z-
dc.date.available2018-02-22T19:25:27Z-
dc.date.submitted2017-11-22-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/19505-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1Brazilian air transportation has grown over the years, passenger and aircraft movements at airports have grown more than 50% in the last decade. Public resources are insufficient and there is a need for improvement in airport infrastructure to break the existing bottlenecks and to support growing demand. In order to remedy these problems, the Brazilian Government authorized and carried out airport concessions in Brazil. The present work has the objective of evaluating the financial efficiency of airport concessions in Brazil, through the data envelopment analysis in the period of 2015 and 2016. The financial efficiency is given by the concession that obtains the highest year revenue, given an effort measured by the expenses and investment. The variables used as input were investment, expenses, passenger movement and as output used the year revenue. It prepared a descriptive statistic for the period from 2013 to 2016 for a better understanding of the recent scenario of airport concessions in Brazil. The results showed that three airports were efficient, being two (Confins and Natal) with maximum efficiency and three with low efficiency. The result also shows that there is no standard for high efficiency and low efficiency concessions, and demand and growth are independent of large events.pt_BR
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