Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19500
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_MaríliaAlvesdeRezende.pdf854,68 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Incerteza política : uma análise do impacto da incerteza sobre a política econômica nacional na economia brasileira
Autor(es): Rezende, Marília Alves de
Orientador(es): Nunes, Danielle Montenegro Salamone
Assunto: Crise política
Brasil - economia
Value at Risk (VaR)
Data de apresentação: 20-Nov-2017
Data de publicação: 22-Fev-2018
Referência: REZENDE, Marília Alves de. Incerteza política: uma análise do impacto da incerteza sobre a política econômica nacional na economia brasileira. 2017. 30 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O estudo de Bernanke (1983) revela que o aumento da incerteza reduz a tendência a realizar investimentos irreversíveis, causando uma redução na atividade econômica. Nota-se, principalmente em decorrência da crise experimentada em 2007, um maior interesse pelos efeitos da incerteza nacional na economia do Brasil. Considerando que uma das fontes de incerteza que tem ganhado mais destaque ultimamente é a incerteza política, tendo em vista o período turbulento no campo da política econômica que o país tem vivenciado, o presente estudo teve por objetivo analisar os impactos da incerteza sobre a política econômica nacional na economia brasileira. A economia foi, neste estudo, representada pelo índice de preços ao consumidor, índice de produção industrial e taxa de câmbio. Como proxy da incerteza política, foi utilizado o índice de incerteza política desenvolvido por Nunes (2017). Portanto, o impacto desse índice de incerteza na economia nacional foi avaliado através do modelo VAR. Ao transformar as variáveis econômicas em primeira diferença, foi possível rejeitar a hipótese nula de que as séries são não-estacionárias em sua forma fraca. Em seguida, definido o número de defasagens através do critério informacional de Akaike, foram realizadas simulações de impulso-resposta das variáveis econômicas partindo de um choque de 1 desvio padrão no índice de incerteza sobre a política econômica nacional. Isto posto, pôde-se observar um impacto negativo da incerteza política no índice de produção industrial e um impacto positivo na taxa de câmbio e no índice de preços ao consumidor, apesar da resposta deste último ser mais lenta.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2017.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons