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dc.contributor.advisorBritto, Paulo Augusto Pettenuzzo de-
dc.contributor.authorSiqueira, Cássio Pereira-
dc.identifier.citationSIQUEIRA, Cássio Pereira. Comportamento do Pronaf nas regiões brasileiras: uma analise econômica e social. 2017. 54 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2017.pt_BR
dc.description.abstractO Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) é um programa do Governo Federal criado para apoiar o segmento econômico da agricultura familiar. Constitui-se em um avanço na ampliação do acesso ao crédito rural pelos agricultores familiares. Portanto, este estudo tem como objetivo analisar como foram distribuídos os recursos do Pronaf no âmbito nacional durante os anos 2000 a 2016, bem como verificar o comportamento econômico e social do Pronaf a partir da relação entre o volume de recursos do Pronaf, o PIB agropecuário e o Índice de Gini, para cada uma das regiões brasileiras durante o ano de 2005 a 2014. Primeiramente, foram realizadas análises descritivas dos contratos e do volume de recursos, para cada região brasileira. Em seguida, foram realizados estudos estatísticos a partir de duas análises, utilizando o Coeficiente de Pearson: a primeira, denominada PIB-A, entre o volume de recursos e o PIB agropecuário por cada região; a segunda, denominada IG, entre o volume de recursos e o Índice de Gini. Os resultados encontrados mostram que a região Nordeste foi a que teve o maior número de contratos e que a região Sul foi a que mais recebeu recursos. A análise do PIB-A demonstrou correlação positiva forte em todas as regiões e a análise do IG comprovou correlação negativa forte na maioria das regiões, exceto no Nordeste. Assim, conclui-se que apesar das limitações do Pronaf quanto à sua distribuição regional e operacionalização, em geral, o programa, no período analisado, pode ter sido uma política pública relevante para o fomento da economia e a diminuição da desigualdade de renda no âmbito das regiões do Brasil.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordPrograma Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF)pt_BR
dc.subject.keywordAgricultura familiarpt_BR
dc.subject.keywordAgropecuáriapt_BR
dc.subject.keywordPolíticas públicaspt_BR
dc.titleComportamento do Pronaf nas regiões brasileiras : uma analise econômica e socialpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2018-02-22T19:00:18Z-
dc.date.available2018-02-22T19:00:18Z-
dc.date.submitted2017-11-28-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/19498-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1The Brazilian National Program for Strengthening the Family Agriculture (Pronaf) is a Federal Government program created to support the economic segment of family agriculture. It is an advance in the expansion of access to rural credit by family farmers. The purpose of this study is to analyze how the resources of Pronaf were distributed in the national field through the years 2000 to 2016, as well as to verify the economic and social behavior of Pronaf from the relation between the volume of Pronaf resources, the GDP and the “Gini Index” for each of the Brazilian regions during the year 2005 to 2014. First, descriptive analyzes of the contracts and the volume of resources were carried out for each Brazilian region. Statistical studies were carried out based on two analyzes, using the Pearson coefficient: The first, called GDP-A, between the volume of resources and agricultural GDP for each region; the second, denominated GI, between the volume of resources and the “Gini Index”. The results show that the Northeast region had the largest number of contracts and that the South region was the one with the most resources received. A GDP-A analysis showed strong positive correlation in all regions and the GI analysis showed a strong negative correlation in most regions, except in the Northeast. Thus, it is concluded that in spite of the limitations of what is more important than its regional distribution and operationalization, in general, the program during the analyzed period may have been a relevant public policy for the promotion of the economy and reduction of inequality of incomes in the scope of regions of Brazil.pt_BR
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