Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19493
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_JulianaAlvesdeSouza.pdf566,04 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Tempo de internação em UTI como direcionador de custo : estudo em um hospital terciário de Brasília
Autor(es): Souza, Juliana Alves de
Orientador(es): Morgan, Beatriz Fátima
Coorientador(es): Silva, Paulo Eugênio
Assunto: Unidade de tratamento intensivo
Contabilidade de custo
Hospitalização
Data de apresentação: 23-Nov-2017
Data de publicação: 22-Fev-2018
Referência: SOUZA, Juliana Alves de. Tempo de internação em UTI como direcionador de custo: estudo em um hospital terciário de Brasília. 2017. 23 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Este trabalho teve como objetivo analisar o tempo de internação como direcionador de custo na UTI neurotrauma de um hospital terciário da rede SUS de Brasília. Para tanto foram coletados em prontuários de pacientes admitidos da UTI com TCE, entre junho de 2015 a junho de 2017: a data da admissão no hospital, a data da admissão na UTI, a data sinalizada da alta da UTI, a data da alta efetiva da UTI e o destino. A amostra foi por conveniência e os dados foram extraídos de 73 prontuários. Foram excluídos 4 prontuários por falta de informações da data sinalizada e efetiva da UTI. Como resultados foi encontrado média de 2,35 dias aguardando admissão na UTI; e média no tempo total de internação na UTI de 19,30 dias. No entanto, considerando os dias de internação até a alta médica essa média passaria para 16,49 dias. Desconsiderando os óbitos, a média de dias de permanência na UTI após alta médica foi de 3,96 dias, este tempo de internação adicional somam 194 dias-leitos e que corresponderia a 11,76 pacientes internados. Os pacientes que aguardavam alta para outra unidade hospitalar foram os que permaneceram maior tempo na UTI após alta sinalizada. Conclui-se que deve ter melhorias na gestão de leito, estimando o tempo de provável alta, e assim reduzir esse tempo de internação pós alta médica com consequente redução do custo de internação na UTI.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2017.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons