Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1949
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_StefanieRodriguesdeCastroCavalcante.pdf289,23 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O ‘Imperador dos Últimos Dias’ no Pseudo-Metódio : o caminho de migalhas, das ‘origens’ até a apropriação do complexo mítico
Autor(es): Cavalcante, Stefanie Rodrigues de Castro
Orientador(es): Dobroruka, Vicente Carlos Rodrigues Alvarez
Assunto: Literatura bizantina
Fim do mundo
Mito na literatura
Data de apresentação: 24-Jun-2011
Data de publicação: 12-Set-2011
Referência: CAVALCANTE, Stefanie Rodrigues de Castro. O ‘Imperador dos Últimos Dias’ no Pseudo-Metódio: o caminho de migalhas, das ‘origens’ até a apropriação do complexo mítico. 2011. 33 f. Monografia (Bacharelado em História)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Nesta monografia tenho como objetivo inicial discutir as “origens” do mito do “Imperador dos Últimos Dias” no Apocalipse do Pseudo-Metódio. Para tanto, utilizarei a versão siríaca do Apocalipse de Pseudo-Metódio, além do Oráculo de Baalbek, do Romance de Juliano, O Apóstata, o Sermo de Fine Mundi do Pseudo- Efraim, e a Sibila Tiburtina. De posse dessas fontes, demonstrarei como o mito do “Imperador dos Últimos Dias” é uma “invenção” do Pseudo-Metódio e produto do contexto bizantino no séc.VII. Desta feita, farei uma análise enfatizando o Apocalipse de Pseudo-Metódio e os Oráculos Sibilinos, especificamente seus livros 3 e 5, e explicarei porque o mito do “Último Imperador” foi utilizado às vésperas da Primeira Cruzada, chegando a representar o imperador Carlos Magno.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Departamento de História, 2011.
Aparece na Coleção:História



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons