Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1948
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Capa monografia.pdf1,06 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A influência do estresse térmico nas etapas da transferência de embriões bovinos
Autor(es): Araujo, Michelle Silva
Orientador(es): Lucci, Carolina Madeira
Assunto: Bovino - reprodução
Pecuária
Data de apresentação: 7-Jul-2011
Data de publicação: 12-Set-2011
Referência: ARAUJO, Michelle Silva. A influência do estresse térmico nas etapas da transferência de embriões bovinos. 2011. 53 f. Monografia (Bacharelado em Medicina Veterinária)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: A bovinocultura possui relevante participação na economia brasileira e estima-se que 60% da população mundial de bovinos são afetados pelo estresse térmico (ET), sendo atribuídas grandes perdas econômicas devido a esta condição. A transferência de embriões bovinos (TE) é uma técnica amplamente utilizada e que oferece uma série de vantagens para a seleção zootécnica e para a produção animal, porém o ET é um dos fatores limitantes que prejudica o sucesso desta biotécnica reprodutiva, levando a alterações dos processos reprodutivos. Algumas estratégias podem melhorar a produção de embriões durante o ET, tais como: redução da magnitude do ET pela manipulação do ambiente, alteração da vaca geneticamente ou fisiologicamente para melhorar a regulação da temperatura corporal na presença do ET, manipulação da vaca para prevenir ou superar o distúrbio nos processos celular e fisiológico que comprometem a reprodução, ou inseminação das doadoras com sêmen coletado de touros durante os períodos de não exposição ao ET. Portanto, é de extrema importância conhecer as consequências geradas pelo ET durante a produção de embriões pela TE, com a finalidade de aumentar as taxas de gestação e de recuperação embrionária, melhorando os índices reprodutivos e aumentando a produção. Sendo assim, o presente estudo é uma revisão bibliográfica sobre a influência do estresse térmico nas etapas de transferência de embriões bovinos.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinára, 2011.
Aparece na Coleção:Medicina Veterinária



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons