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Título: O cuidado do enfermeiro à criança com estomia
Autor(es): Santos, Jackeline Ribeiro dos
Orientador(es): Kamada, Ivone
Assunto: Estomia intestinal
Crianças - saúde e higiene
Enfermagem - assistência
Data de apresentação: 2-Dez-2016
Data de publicação: 21-Fev-2018
Referência: SANTOS, Jackeline Ribeiro dos. O cuidado do enfermeiro à criança com estomia. 2016. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Introdução: A confecção de um estoma intestinal em crianças ocorre por vários motivos. As causas mais comuns são as anomalias anorretais, enterocolite necrosante e o megacólon aganglionar congênito. A atuação do enfermeiro no cuidado à criança com estomia inicia-se no pré-operatório até o pós-operatório imediato, mediato e tardio e, dada a complexidade da condição da criança, requer conhecimento específico e preparo para a assistência. Objetivo: Identificar o conhecimento do enfermeiro acerca do cuidado à criança com estomia intestinal. Método: Trata-se de um estudo de caráter descritivo e exploratório com abordagem qualitativa, realizado na Unidade de Pediatria de um Hospital Público da Secretaria de Saúde do Distrito Federal. Resultado e Discussão: A amostra constitui-se de 10 enfermeiros, sendo todas do sexo feminino do quadro efetivo do Hospital Publico do Distrito Federal. Os resultados mostraram que as enfermeiras conhecem os cuidados essenciais com as estomias, porém desconhecem o cuidado adequado, completo e necessário que oriente as famílias e as crianças com eficiência. A demanda excessiva de trabalho, a falta de atualização sobre o tema e a priorização de outros cuidados existentes na clínica pediátrica são fatores que interferem na qualidade da assistência de Enfermagem prestada à criança estomizada. Conclusão: No presente trabalho, ficou evidenciado que as ações dos enfermeiros para o cuidado com crianças estomizadas está restrito, pois a falta de atualização sobre o tema, a priorização de outros cuidados e a demanda de trabalho existente na clínica pediátrica leva a uma assistência desfragmentada que não permite uma avaliação holística e um planejamento da assistência de enfermagem.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem, 2016.
Aparece na Coleção:Enfermagem - Campus Darcy Ribeiro



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