Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19457
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_CinthiaDuarteMilitao.pdf455,79 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorGorovitz, Sabine-
dc.contributor.authorMilitão, Cinthia Duarte-
dc.identifier.citationMILITÃO, Cinthia Duarte. O processo de pedido de refúgio e a integração acadêmica de refugiados na Universidade de Brasília. 2017. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Línguas Estrangeiras Aplicadas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Línguas Estrangeiras Aplicadas ao Multilinguismo e à Sociedade da Informação, 2017.pt_BR
dc.description.abstractO mundo hoje sofre uma crise de refugiados, de acordo com a Alto Comissariado da Organização das Nações Unidas para Refugiados (2017), com números alarmantes de mais de 60 milhões de pessoas deslocadas ao redor do mundo. Com isso, o aumento de pedidos de refúgio se intensificou nos últimos anos. O Brasil faz parte de um grupo de países que concede esse refúgio, com uma legislação extremamente acolhedora e bem vista internacionalmente. O processo de refúgio no Brasil se dá pelo Comitê Nacional de Refugiados, no âmbito do Ministério da Justiça e auxiliado por diversas Organizações Não-Governamentais. Contudo, mesmo com o apoio do governo brasileiro os refugiados que chegam ao Brasil enfrentam muitas dificuldades, principalmente para se comunicarem, visto que a maioria não fala português. Com isso, neste trabalho são apresentadas as principais formas de ingresso de refugiados em Instituições de Ensino Superior e as formas de acolhimento realizadas por algumas universidades, assim como soluções para alguns problemas que os alunos refugiados possam encontrar na Universidade de Brasília.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordRefugiadospt_BR
dc.subject.keywordDiversidade linguísticapt_BR
dc.subject.keywordUniversidades e faculdades - ingressopt_BR
dc.subject.keywordPolíticas públicaspt_BR
dc.titleO processo de pedido de refúgio e a integração acadêmica de refugiados na Universidade de Brasíliapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2018-02-19T20:25:00Z-
dc.date.available2018-02-19T20:25:00Z-
dc.date.submitted2017-12-06-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/19457-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1The world today is experiencing a refugee crisis, according to the United Nations High Commissioner for Refugees (2017), with alarming numbers of more than 60 million displaced people around the world. As a result, the increase in requests for refuge has intensified in recent years. Brazil is part of a group of countries that grant this refuge, with legislation that is extremely welcoming and internationally well regarded. The process of refuge in Brazil is given by the National Committee of Refugees within the scope of the Ministry of Justice and aided by several Non-Governmental Organizations. However, even with the support of the Brazilian government, refugees arriving in Brazil face many difficulties, mainly to communicate, since most of them do not speak Portuguese. This monograph presents the main forms of entry of refugees into higher education institutions and the forms of reception performed by some universities, as well as solutions to some problems that refugee students can find at the University of Brasilia.pt_BR
Aparece na Coleção:Letras - Línguas Estrangeiras Aplicadas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons