Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19447
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_BarbaraCoelhoDeSouza_tcc.pdf202,91 kBAdobe PDFver/abrir
2016_BarbaraCoelhoDeSouza_memoria.pdf19,97 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O sujeito (n)a cidade
Autor(es): Souza, Bárbara Coelho de
Orientador(es): Rodrigues, Fabricia Walace
Assunto: Brasília (DF)
Memória
Literatura
Urbanismo
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 19-Fev-2018
Referência: SOUZA, Bárbara Coelho de. O sujeito (n)a cidade. 2016. 14 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O presente trabalho visa aprofundar a ligação entre sujeito e cidade: o pertencimento. Este, ainda, divide-se entre o pensamento arquitetônico da construção da cidade, presente no item a seguir, e o pensamento literário do contexto da cidade, no segundo item, para, ao final, propor o debate do sujeito e seu lugar (ou não-lugar) na cidade, o “estar fora de casa, e contudo sentir-se em casa onde quer que se encontre”, tendo como cidade analisada a projetada Brasília. A partir disso pensar também a fragmentação que acompanha a cidade desde a sua fundação, sendo esta uma fragmentação territorial e conceitual. Como se identifica o sujeito à margem da cidade? A fundamentação presente neste artigo visa, também, acompanhar o projeto literário que aparece anexo. A divagação da escrita que reflete e vive a cidade, que enxerga o que há além da vista, que sente, não só o que vive, mas também o que pensa, é exercitada por mim na obra O eu que habito , que une textos à fotografias, buscando a compreensão e a vivência desta. Dividido em oito excertos, denominados a partir de sensações e percepções pessoais, o livro retoma a travessia, a passagem pelas ruas e espaços que constroem a vivência da cidade, por meio de uma jovem moradora da cidade que, aos poucos, percebe as possibilidades que existem fora do Plano Piloto.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2016.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons