Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19431
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_IsadoraGuedesBueno.pdf1,76 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Programa de intercâmbio internacional de curta duração : avaliando a percepção dos participantes
Autor(es): Bueno, Isadora Guedes
Orientador(es): Carvalho, José Márcio
Assunto: Intercâmbio educacional
Internacionalização na educação
Ensino superior
Data de apresentação: 7-Dez-2017
Data de publicação: 19-Fev-2018
Referência: BUENO, Isadora Guedes. Programa de intercâmbio internacional de curta duração: avaliando a percepção dos participantes. 2017. 98 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: A internacionalização na educação é um tema muito relevante para as instituições de ensino superior considerando o estado atual do processo da globalização. Universidades de diversos países, principalmente dos mais desenvolvidos, já iniciaram estratégias de internacionalização para o melhor preparo de seus profissionais. Uma dessas estratégias é o intercâmbio internacional de curta duração, que tem se tornado muito popular por demandar menos tempo e dinheiro do que os intercâmbios de longa duração. A academia Brasileira, porém, ainda não se desenvolveu nesse aspecto, já que ainda há poucas iniciativas de internacionalização em suas universidades. O objetivo deste trabalho é comparar a percepção de alunos e gestores brasileiros e norte-americanos sobre o programa de intercâmbio internacional de curta duração entre a Universidade de Brasília e a Universidade do Norte de Iowa. Para isso, foi realizado um estudo quali-quantitativo caracterizado como analítico descritivo. Como instrumentos, foram utilizados questionários aplicados nos 34 alunos e entrevistas respondidas pelos 6 gestores. Os resultados indicam que as percepções dos alunos brasileiros e dos alunos norte-americanos foram discordantes em metade dos constructos estudados, e as percepções dos gestores brasileiros e norte-americanos foram similares na maior parte desses constructos. Foi possível concluir que, apesar das discordâncias, a grande maioria dos participantes demonstraram lealdade, confiança e comprometimento emocional em relação ao programa.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2017.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons