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https://bdm.unb.br/handle/10483/19431
Título: | Programa de intercâmbio internacional de curta duração : avaliando a percepção dos participantes |
Autor(es): | Bueno, Isadora Guedes |
Orientador(es): | Carvalho, José Márcio |
Assunto: | Intercâmbio educacional Internacionalização na educação Ensino superior |
Data de apresentação: | 7-Dez-2017 |
Data de publicação: | 19-Fev-2018 |
Referência: | BUENO, Isadora Guedes. Programa de intercâmbio internacional de curta duração: avaliando a percepção dos participantes. 2017. 98 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. |
Resumo: | A internacionalização na educação é um tema muito relevante para as instituições de ensino superior considerando o estado atual do processo da globalização. Universidades de diversos países, principalmente dos mais desenvolvidos, já iniciaram estratégias de internacionalização para o melhor preparo de seus profissionais. Uma dessas estratégias é o intercâmbio internacional de curta duração, que tem se tornado muito popular por demandar menos tempo e dinheiro do que os intercâmbios de longa duração. A academia Brasileira, porém, ainda não se desenvolveu nesse aspecto, já que ainda há poucas iniciativas de internacionalização em suas universidades. O objetivo deste trabalho é comparar a percepção de alunos e gestores brasileiros e norte-americanos sobre o programa de intercâmbio internacional de curta duração entre a Universidade de Brasília e a Universidade do Norte de Iowa. Para isso, foi realizado um estudo quali-quantitativo caracterizado como analítico descritivo. Como instrumentos, foram utilizados questionários aplicados nos 34 alunos e entrevistas respondidas pelos 6 gestores. Os resultados indicam que as percepções dos alunos brasileiros e dos alunos norte-americanos foram discordantes em metade dos constructos estudados, e as percepções dos gestores brasileiros e norte-americanos foram similares na maior parte desses constructos. Foi possível concluir que, apesar das discordâncias, a grande maioria dos participantes demonstraram lealdade, confiança e comprometimento emocional em relação ao programa. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2017. |
Aparece na Coleção: | Administração
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