Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Matsumoto, Roberta Kumasaka | - |
dc.contributor.author | Xavier, Margot Dravet | - |
dc.identifier.citation | XAVIER, Margot Dravet. Em busca da poética corporal brasileira: uma análise de cenas fílmicas e teatrais de Madame Satã. 2017. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | A proposta do presente trabalho é de tentar identificar um corpo brasileiro que se desenvolveu a partir de influências africanas, indígenas e europeias. Parte da noção de processo civilizador e posteriormente de antropofagia para entender como esse corpo se constitui em sua brasilidade. Analisa o corpo na cena cinematográfica, através do filme Madame Satã (2002), na cena teatral e também na cena cotidiana. A metodologia utilizada foi essencialmente teórica, seguida de uma aplicação na análise fílmica e teatral. Identificamos características como a sensualidade, a incorporação, a propensão à dança, a importância da música, entre outras, que nos permitem traçar os contornos de um corpo brasileiro não estereotipado, e sim poético, em permanente processo de reconstrução. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teatro | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cinema | pt_BR |
dc.subject.keyword | Antropofagia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Identidade | pt_BR |
dc.title | Em busca da poética corporal brasileira : uma análise de cenas fílmicas e teatrais de Madame Satã | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-02-19T17:18:27Z | - |
dc.date.available | 2018-02-19T17:18:27Z | - |
dc.date.submitted | 2017-12-06 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/19423 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This work seeks to identify the Brazilian body as one whose development was impacted by African, Indigenous and European influences. We will use Norbert Elias’ idea of civilizing process and the idea of cannibalism in order to undestand how this body is constituted in its Brazilianness. We will analyse the representations of the body in a movie (Madame Satã, 2002), in the theatre as well as in our everyday experience. We will develop a theoretical framework which will be applied in the analysis of specific film and theatre. Finally, we will indentify characteristics such as sensuality, spiritualism, the inclination to dance, the importance of music, among others, which will allow us do conceive a brazilian body free from stereotypes, but poetic in a permanent reconstruction process. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Artes Cênicas - Interpretação Teatral
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