Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19421
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_ArthurAndreLins.pdf1,09 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A moldura do intangível : diversidade, patrimônio e novos códigos no compósito da nação
Autor(es): Lins, Artur André
Orientador(es): Farias, Edson Silva de
Assunto: Organização social
Poder (Ciências sociais)
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 19-Fev-2018
Referência: LINS, Artur André. A moldura do intangível: diversidade, patrimônio e novos códigos no compósito da nação. 2017. 92 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O problema sociológico reivindicado por este ensaio de natureza interpretativa parte do entendimento a respeito do qual toda e qualquer organização social está fundada em práticas de administração simbólica da diferença, a regulação do status de pessoas e coisas, indivíduos e categorias. É por este motivo que o poder simbólico3, enquanto poder constituinte da realidade socialmente percebida, é o tema a ser desdobrado por determinações históricas particulares aos objetivos desse texto. Queremos investigar o exercício desse poder simbólico desde o ponto de vista da regulação estatal posta em marcha por meio de tecnologias de governo. Por isso, a problemática se traduz no objetivo geral: compreender interpretativamente as condições de possibilidade sociais e históricas da enunciação oficial responsável pela administração do status a um só tempo equivalente e diferencial de sujeitos e objetos partícipes de uma ordem simbólica juridicamente representada e estabelecida.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2017.
Aparece na Coleção:Ciências Sociais - Sociologia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons